Df Projetos, arquitetura e design de interiores

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

A melhor idade esta chegando

A melhor idade esta chegando

Com o crescimento ocorrido no brasil nos anos de 2000 tivemos uma mudança nos paradigmas de crescimento populacional, com o advento da chegada de informação as casa tivemos uma diminuição da taxa de natalidade no brasil assim gerando uma preocupação na área da saúde. A melhor idade esta chegando

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem uma expectativa de que em 2055 teremos mais pessoas de 60 anos do que pessoas com 29 anos, transformando o pais num pais mais velho da américa latina.

idosos2

Mas nem tudo é má noticia pois a grande maioria deste idoso estão se preparando muito mas do que os idosos de 30 anos atrás, muitos deles estão buscando estudar, praticar exercícios físicos, viajar e investir mais na velhice, acontecendo assim um fenômeno que o Brasil desconhece que é o preparo destes grupos de pessoas. A melhor idade esta chegando

Hoje o estado com o maior grupo de pessoas com mais de 60 anos do pais é o Rio grande do sul com 17% da sua população já chegando nesta idade, contudo o estado se prepara para ser o estado referencia em cuidado com idosos.

A expectativa de vida no Brasil em 2050 chegara a 81 anos de idade o que em alguns pontos  é muito bom, mostrando que o pais passa por uma melhora no tratamento de pessoas com esta faixa etária de pessoas.

Mas nos que moramos e trabalhamos nas grandes cidades vemos que nem tudo são flores para quem trafega nas ruas e prédio da cidade, com uma grande falta de sinalização, ponto de descanso, rampas, escadas com corrimão, espaços adequados aos idosos o descaso é muito grande. A melhor idade esta chegando

cms-image-000450667

O que falta é uma consenso da sociedade entender que estamos ficando mais velhos a cada dia, e estes espaços estão que deveriam ser consolidados como acessíveis não estão sendo construídos e muito menos preparados para a melhor idade.

Trazendo este mesmo problema para área digital vemos que muitos dos idosos não sabem se quer ligar um computador ou então usar um telefone com a tela sensível ao toque, o que dificulta ainda mais a vida do mesmo.

Numa pesquisa feita pela USP (universidade de são Paulo) foi feita uma entrevista com 1500 idosos com perguntas relacionada ao uso diário de meios eletrônicos  esta pesquisa mostra que 70% deles sentem falta ou gostariam de saber usar produtos eletrônicos com mais frequência causando um problema crônico no mercado que não investe na capacitação do idoso para o uso do mesmo.

Muitos dos entrevistados relaram que procuraram instituições de ensino para se preparar, mas as escolas não tem nenhum preparo para atender este alunos de uma faixa de idade mais alta que o comum tendo que misturar alunos mais novos aos alunos mais velhos causando constrangimento nestes alunos mais velhos.

Pra finalizar temos que mudar a forma como vemos os idosos no brasil  por que logo este pais ficara mais velhos e ainda não sabemos como atender estes futuros alunos ou até mesmo pessoas ativas criando um caos ainda maior na sociedade que hoje já é caótica.

 

 

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: