Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Arquitetura na vida das pessoas

É incrível como cada dia eu entendo que a arquitetura é indispensável na vida do ser humano, e isso fica claro quando eu estou naquela fase de leitura mais forte em alguns momentos do ano.

Como estamos no final de ano nada como ler aqueles livro que ficaram para traz durante o ano e isso é realmente uma alternativa bacana para conhecer um pouco mais da história da nossa profissão.

Como a arquitetura é uma das profissões mais antigas do mundo vejo que mesmo que as pessoas não queiram aceitar, a arquitetura foi por muitas vezes instrumento de repressão, de demonstração de força, de governos populista e muito mais, e isso na verdade não é tão ruim para a humanidade, por que de fato muita coisa se aprendeu com arquitetura tirânica dos povos.

Eu estudo arquitetura sempre no seu contexto moderno, dando uma passada no contexto a mais antigo de vez em quando, e o que percebo é mesmo fazendo uma arquitetura mais moderna, os países e governos sempre tem o mesmo objetivo desde sempre, domina o povo em todas as áreas possíveis.

Como Hitler queria construir a Alemanha perfeita com seus prédios simbólicos, suas ruas cheias de monumentos da raça ariana, ele de fato queria juntamente com arquitetura mostrar seu poder de dominar um povo, e criar a raça perfeita dentro daquela cidade.

Trazendo para os dias de hoje, temos bairros em nossas cidades que constroem prédios que mais parecem monumento do que realmente um prédio funcional, pois é exatamente o que o dono do prédio quer, mostra que o produto dele é diferente, e que as pessoas podem se sentir mais poderosos vivendo em seus prédios.

Eu fico sempre me perguntando como as pessoas podem pensar assim, mas sempre me lembro que somos todos passiveis de erros e defeitos simples, como a ambição, e isso não faz da gente pessoas ruins e sim cria uma evolução que nos ajuda, mesmo que com o suor de outras pessoas, mas é que nos faz ser seres superiores nesta terra.

ACESSE AQUI NOSSO CANAL!

 

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: