Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES

ARQUITETURA X DESIGN

E a ai começa uma guerra que pra mim não vai ter fim nunca, como tentar mistura agua e olho isso nunca vai dar certo acredite. ARQUITETURA X DESIGN

Mas vamos falar um pouco de cada profissão, por que até onde eu entendo e pesquisei sobre o assunto as duas profissões se completam e são bem distintas de algumas forma. Nada tira o direito de nenhumas das áreas de atura e se colocar a disposição do mercado cada um no seu lugar. ARQUITETURA X DESIGN






Vamos aqui mostrar neste post que definições de cada profissão e depois você pensa em qual das duas deve entrar e claro em qual das duas vai seguir carreira.

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES

O que é Design de Interiores?

O profissional que antes era chamado de “decorador” teve suas funções modernizadas e ampliadas e agora é noemado de Designer de Interiores. Segundo o SENAC, o técnico nesta área “planeja, concebe e realiza projetos de interiores residenciais e espaços comerciais e públicos, como escritórios, hotéis, restaurantes. Estuda e propõe soluções adequadas tendo como referências a funcionalidade e uma melhor qualidade de vida.”




Existem cursos técnicos integrados nesta área, para saber onde eles ficam entre em contato com a secretaria de educação do seu Estado.

Nesta área existem o técnico, o tecnólogo e o bacharel.

Várias instituições de ensino superior oferecem a formação nesta área. Entre em contato com alguns deles e pergunte a respeito da obrigatoriedade ou não do estágio para a conclusão do curso. No entanto o estágio pode der ser feito independente da obrigatoriedade formal, como iniciativa sua.

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES

 

O que é arquitetura?

Definir o que seja Arquitetura, tal como ela significa na atualidade, é como tentar fazê-lo para as demais artes, técnicas ou ciências, pois, em um mundo complexo e sujeito a mudanças tão aceleradas, a dinâmica da vida torna indispensável um constante reexame do pensamento teórico e prático. Entretanto, há um notável consenso sobre a definição dada a seguir, conforme foi sugerida já em 1940 pelo Arquiteto e Urbanista Lúcio Costa (1902-1998):

“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto desde a germinação do projeto até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites – máximo e mínimo – determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, – cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada.” ARQUITETURA X DESIGN

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES

“A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.”



“Por outro lado, a arquitetura depende ainda, necessariamente, da época da sua ocorrência, do meio físico e social a que pertence, da técnica decorrente dos materiais empregados e, finalmente, dos objetivos e dos recursos financeiros disponíveis para a realização da obra, ou seja, do programa proposto.”

“Pode-se então definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa.”

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES

COSTA, Lúcio (1902-1998). Considerações sobre arte contemporânea (1940). In: Lúcio Costa, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995. 608p.il.

Algumas diferenças nos escritórios das duas profissões

DESIGN DE INTERIORES

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES

ARQUITETURA

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES




DESIGN DE INTERIORES

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES

ARQUITETURA

ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES

 

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: