Df Projetos, arquitetura e design de interiores

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Como instala um ar-condicionado?

O que é preciso saber antes de instalar o ar condicionado split ?

Ar condicionado é um aparelho que ‘trata’ o ar em espaços fechados, permitindo regular temperatura, umidade, limpeza e ventilação. Os aparelhos do tipo split levam esse nome porque são divididos em duas partes: uma que fica dentro da casa – chamada de evaporadora, que é onde ira sair o ar – e a outra, que fica do lado de fora – chamada de condensadora, onde o ar é ‘tratado’. O ar condicionado split é o tipo mais moderno e mais usado. Para instalá-lo, é preciso ter 3 cuidados: conhecer a estrutura que ele precisa, escolher a capacidade exata do aparelho e definir em que local da casa ficará cada parte. Veja:

1. Saiba o que será preciso preparar  na casa para a instalação do ar condicionado split

Comece lembrando que uma parte fica dentro da casa e outra fora. Escolha o local em que ficará o aparelho de saída de ar e considere que ele é ligado por tubos e fios até a outra parte do aparelho, que deve ficar na área externa. Então, quanto mais perto, menor será o custo com tubos e com mão de obra. Para a infraestrutura que liga as duas partes do aparelho são usados:

  • tubos em cobre ou alumínio (também chamado de tubulação frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica que você escolher (veja a dica 2 sobre BTU´s)
  • tubulação com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a carga do condicionador e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar condicionado
  • tubos de PVC para drenagem da água, ligados à rede pluvial da casa
  • Como instala um ar-condicionado?

Se você estiver construindo e for instalar ar condicionado, passe a infraestrutura (os 3 tipos de tubos) nas paredes prontas, no mesmo momento em que o encanador estiver fazendo a instalação hidráulica e em que estiverem sendo colocadas as caixinhas pra tomadas e interruptores. Se sua casa estiver pronta e você decidir instalar o split, será preciso quebrar passagem pros tubos na parede, no contrapiso ou embutir no forro de gesso. Mas se sua casa for em alvenaria estrutural, não quebre paredes: deixe as tubulações aparentes ou passe pelo forro de gesso.

2. Saiba como calcular a capacidade do ar Split para seu ambiente

Para calcular a capacidade você precisa saber a área do ambiente e se ele recebe sol de manhã ou da tarde. BTU é a sigla para  Unidade Térmica Britânica, e é  a quantidade de BTUs que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar condicionado. Assim, cômodos menores, como  quartos, muitas vezes vão receber um split  com menor capacidade.  Para ter uma ideia da capacidade do split, use a tabela de referência:

Área

Se bate sol só de manhã

Se bate sol à tarde ou o dia todo

9 m2 7500 BTUs 9000 BTUs
12 m2 ar condicionado 9000 BTUs 10000 BTUs
20 m2 10000 BTUs 12000 BTUs
25 m2 ar condicionado 12000 BTUs 15000 BTUs
30 m2 15000 BTUs 18000 BTUs
40 m2 ar condicionado 18000 BTUs 21000 BTUs
50 m2 21000 BTUs 30000 BTUs
60 m2 22000 BTUs 30000 BTUs
70 m2 30000 BTUs 30000 BTUs

3. Escolha o melhor lugar pra instalar o ar split

A dica geral é: evite instalar o split em locais da casa em que a tubulação do ar condicionado interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Se não seguir essa dica, chance alta de pepinos à vista!

Evite também colocar a parte de saída de ar nas paredes que pegam muito sol.  Não coloque a saída de ar (evaporadora) sobre televisores ou aparelhos de som, nem qualquer equipamento elétrico porque eles podem ser danificados se sair água da evaporadora. Deixe livre a parte da saída de ar, a 15cm do teto e considere que ela precisa ficar fácil de acessar pra limpeza, manutenção ou troca de filtros.

Já a condensadora deve ser instalada na área externa, em local bem arejado e, de preferência, onde não pegue sol direto, pra aumentar a vida útil do equipamento. Lembre de tentar deixar as duas partes o mais próximo possível, pra diminuir gastos.

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: