Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Contrato de projeto, como fazer um bem seguro?

Na hora de fazer seu contrato do projeto, que será executado, temos que tomar enormes cuidados para que lá na frente da sua obra, você não tenho que prestar serviços, que não estavam previstos no seu contrato. Muitos de nós não levamos em conta que projetos, é parte importante para início de uma conversa como cliente, então tenha em mente que projeto e contrato, tem sim, que andar juntos.






Vamos aqui enumerar algumas dicas para fazer um contrato de projeto correto e sem riscos, para você e para seu cliente. contrato de projeto esta sempre a frente de uma obra.

contrato de projeto arquitetonico

1 – Pagamento: Temos sempre que deixar bem claro, somo será feito o pagamento do serviço prestado para o cliente, e como este será pago pelo mesmo, tendo em vista que muitas obras, levam meses ou anos para ficarem pronta, sempre colocando em no projeto que 30% do valor deve ser pago no ato do início da fase de projeto, e o resto sendo diluído entre os meses que foram combinados com o cliente para o termino da obra.

2 – Área jurídica: Nesta hora temos que ter muita atenção, por que ter no contrato todas as fases de projeto está dentro da nossa área de atuação, mas nada de se meter na área de atuação do outros profissionais, neste caso, sempre opte por contratar um advogado para fazer e avaliar seu contrato, pois ele tem toda uma bagagem para cuidar departes jurídica e penal dos seus projetos, entendendo que nos arquitetos, estamos enquadrados na lei de proteção ao consumidor.

3 – Tenha testemunhas: Sempre tenha duas pessoas de sua confiança e de confiança do cliente para assinar e finalizar o seu contrato de projeto, isso valida o seu projeto para execução do mesmo.

4 – Proposta não lhe dá o direito de contrato: Muito profissionais, ao receber uma proposta de serviço já sai fazendo o projeto dando ideia e tudo mais, mas fica aqui a ressalva de que proposta não é contrato em momento algum, no máximo serve como prova jurídica em um tribunal, ou seja, não conta como muita coisa, se caso você já tiver um projeto pronto, e na hora de fazer o contrato o cliente não quere assinar o mesmo.

5- Começar sem contrato: Esta é uma pratica muito comum entre nós, por achar eu este ato vai segurar um cliente, cometemos erros como esse todos os dias, sempre você iniciar um projetos, até mesmo na casa da ideias, não de nada ao cliente sem antes ter um contrato estipulado e fechado, isso vai te dar base para garantir que o trabalho será pago e até mesmo elaborado até o fim.

6 – Responsabilidade sobre a obra: Vemos que alguns caso, de informações que são obvias numa obra, temos que levar consideração tudo deve estar no contrato, até mesmo este fato de responsabilidade pela obra, deve estar fortemente claro no contrato, por que temos que tomar cuidados com o que faz parte da sua gerencia e o que não faz.

Essa dicas vão te ajudar a elaborar contratos de  projetos de forma mais clara, e com muito mais segurança para seu cliente, abaixo colocaremos, exemplos de contratos de alguns estados e que serviram de base para seu projeto.

CONTRATO 1

CONTRATO 2

CONTRATO 3

CONTRATO 4

CONTRATO 5

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: