Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Entendendo a arquitetura como um sistema de mudança.

Como você a arquitetura na sua vida? Como você acha que a arquitetura age na sua vida?

Essas perguntas devem ser feitas para todas as pessoas que moram em cidades, muito populosas, que moram em cidades onde a arquitetura é muito mais atuante.

A muito tempo anos, até mesmo milênios a arquitetura é usada como sistema de resolução de problemas e até mesmo de conflitos, guerras foram resolvidas com planejamentos arquitetônico, cidade cresceram para ser fortalezas, com um sistema urbano que em alguns lugares são usados até hoje.

Ainda sim existem pessoas que não se atentam para a importância desta disciplina na sua vida. Muitos até se lembram da arquitetura quando vê um prédio uma ponte, e em viagens onde os guias mostram as construções, como forma histórica de informa sobre a cidade.

Entendo que nem todos devem se preocupar com tau assunto, mas vejo com preocupação pessoas que só lembra-se da arquitetura quando tem algum problema construtivo. A arquitetura é muito mais do que um problema construtivo ou um dilema de obra, o arquiteto tem uma função muito importante na cidade.

O urbanismo é um tema que as pessoas não ligam a profissão do arquiteto, pois a grande maioria acha que o governo tem a reponsabilidade de fazer a cidade do jeito que bem entende, quando na verdade quem  faz a cidade são as pessoas, mesmo que elas não saibam, mas elas forma o grupo de pessoas que vão forma o sistema urbanístico da cidade.

Quantas vezes nos arquitetos quando estamos andando pela cidade, vemos pessoas que reclamam do transporte, da rua, da calçada, da iluminação na rua e muitas delas nem sabem como e onde devem reclamar, e mal sabem, que se elas tivessem um mínimo de conhecimento arquitetônico, poderia de alguma forma discutir a estrutura da cidade.

Eu como arquiteto faço minha parte, ensinado desenho de arquitetura para pessoas nas periferias, mostro como se faz uma rua, como se instala todos os serviços públicos, mostro como desenhar uma casa de forma correta no seu terreno, seguindo as normas, deixando bem claro que mesmo que elas saibam disso tudo, tem sempre que ter alguém com experiência para mostrar como as coisas devem andar.

Eu faça isso por que no futuro, eu como arquiteto e cidadão vou lidar com essas pessoas, e quero falar com clientes e até mesmo amigos, de igual ou pelo menos com assertividade.

Espero que minhas ideias não sejam levadas como uma forma de banalizar a arquitetura, mas, para mim ela só muda um pouco o panorama de pessoas que não sabem ao menos como fazer um determinado projeto ou então onde se inicia, e ainda divulgo a profissão que no Brasil não é levada a sério.

VEJA AQUI NOSSO CURSOS

One comment on “Entendendo a arquitetura como um sistema de mudança.

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: