Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Gerenciamento de obra, uma fase importante pós projeto!

Gerenciamento de obra, é uma pratica que deve ser levada muito a sério pelos profissionais que lhe são devida a obrigação de exercer, tal como arquitetos e engenheiros, e esta pratica e protegida por lei, para estes profissionais na Lei 5.194, de 1966.






Mas, nos como arquitetos deixamos muitas vezes esta tarefa somente para o engenheiro, que nem sempre dá o decida atenção para detalhes, que você arquiteto daria para um crescimento rápido e mais limpo da sua obra. Negligenciar uma obra, é como parar de trabalhar na metade do trabalho, e isso acontece muito nos dias de hoje, temos que colocar a mão na massa, ou os pés nos canteiros, por isso faz parte da nossa profissão, é muita gente ganha a vida fazendo isso!

Temos vários detalhes que devemos levar em consideração, e isso vamos mostra a seguir em alguns tópicos importantes para o gerenciamento de obra.

gerenciamento de obra 1

A elaboração do planejamento físico-financeiro da obra; Aa fazer o projeto, já entregamos planilhas e todo o custo da obra, com algumas ressalvas, como detalhes de acabamentos, tipos de canos, uso de marcas de matérias como cimento, pedra, ferro, e muito mais. Mas, ainda sim temos que ficar atendo com o que o cliente compra, e como este produtos são instalados na obra, por isso a importância de entrar na obra sempre que possível, por que quase sempre, este problema pode ser resolvido de uma forma rápida e pratica no dia-dia da obra.

A programação de aquisição de materiais e contratação de serviços, incluindo cronograma de suprimentos; O que também acontece muito, é falta de material e de profissionais que executem determinados serviços, assim atrasando todo o cronograma da obra, e causando dor de cabeça para você e seu cliente, ai é que entra toda a parte de planejamento, que você faria se estivesse dentro de uma obra. Contratar funcionários e até empresa para executar serviços na sua obra e obrigação sua, e gerir toda a parte cronograma de suprimentos é de fato uma pratica que não deve ser feita do escritório, e sim da obra, por que la você tem em tempo real os problemas e as soluções deste problemas.

A planejamento operacional e logístico da obra, incluindo o planejamento do canteiro; Muita coisa acontece numa obra, e nem sempre o seu pedreiro terá, pulso firme para resolver determinados problemas, então o planejamento operacional de uma obra entra como parte importante de organização do canteiro de obra, um canteiro sem gestão, e um grande redemoinho de problemas. Ter uma logística do canteiro, ou seja, saber onde os materiais ficam, onde os caminhões entram, quando deve chegar determinados matérias, são parte vital para obra, por que assim você evita o desgaste de matérias que poderiam ficar parados por muito tempo, economiza espaço na obra, mantem a obra sempre funcionando e andando em dia, e ainda sempre tem o controle de quem deve estar trabalhando em determinados locais.

O controle e o acompanhamento das atividades executadas (gestão de mão de obra e de segurança); A segurança daqueles que trabalham na sua obra também devem ser levada em conta, sabemos que muitos funcionários e prestadores de serviços não respeitam o uso dos equipamentos de segurança, causando acidentes que poderia ser facilmente evitados com o simples uso dos equipamentos corretos, e mesmo assim devemos estar na hora da execução de muitas das parte complicadas de uma detalhamento que foi especificado no projeto, para que os funcionários, executem de forma correta tal elemento.

Para entender melhor, o gerenciamento de obra, cabe a você arquiteto e engenheiro, profissionais gabaritados para cuidar de processo produtivo, que em muitas partes de sua execução é muito complicado, e tendo isso em vista deve-se se atenta a cobra este tipo de serviço no projeto.

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: