Df Projetos, arquitetura e design de interiores

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Meu amigo me pediu uma dica de projeto! E agora?

Acho que todos os arquitetos têm o mesmo problemas na vida profissional, pois este é um problema recorrente na vida daqueles que não apenas vivem de construção civil, mas também que gostam de projetar de vez em quando.

Este tipo de fato nos coloca sempre numa sinuca de bico, por que para dar a resposta correta é complicado, por que pode soar arrogante, ou até mesmo ignorante para quem a recebe.

Este tipo de coisa acontece aqui no Brasil, por que as pessoas não consideram a atividade de um arquiteto com seriedade, acham que projetar e como varrer rua, pega a vassoura e acabou. Com tudo, as pessoas entendem que uma dica rápida pode ser dada a qualquer momento, a qualquer instante sem problemas.

Não de dicas sem cobrar um preço por isso!

O estranho é quando você fala para a pessoas que não vai dar a dica sem ter pelo menos um retorno financeiro, ela se sente ofendida, achando que nós temos a obrigação de ajudar naquele problema.

O que mais eu vejo no dia-dia, é que não ser tratado como um profissional é um grande problema para nossa área de atuação, muitos não fazem questão de mostrar para as pessoas, que o que ele faz é digno de uma atenção maior por parte dos cliente e amigos.

Para dar a resposta da pergunta feita no titulo deste post, o único jeito é tentar já negociar uma remuneração somente pela consulta ao problema. Fazendo isso o seu amigo vai entender que você cobra por atendimento, e que sua amizade com esta pessoa não esta pautada nos negócios.

Faça todos a seu redor entender que você não é o Google, que fazendo uma pesquisa você encontra o que quer, mostre que tudo nesta vida tem um custo, e que levou tempo e dinheiro para você aprender o que sabe hoje.

CLICK AQUI E VEJA NOSSO CURSO DE LEITURA DE PROJETO

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: