Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Morte de Zaha Hadid comove o mundo

Morte de Zaha Hadid

Morte de Zaha Hadid lembra arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker Zaha Hadid , quemorreu repentinamente aos 65 anos , com uma selecção de projectos que demonstram sua importância para a arquitetura contemporânea.






Hadid sofreu um ataque cardíaco hoje cedo, após o tratamento para bronquite em um hospital de Miami. Um dos arquitetos do sexo feminino mais proeminentes e bem sucedidas do mundo, ela ganhou inúmeros prêmios e elogios por sua contribuição à arquitetura. Morte de Zaha Hadid

O arquiteto britânico nascido no Iraque foi a primeira mulher a receber o Prémio Pritzker – da arquitetura equivalente do Prêmio Nobel – em 2004, ea primeira mulher a ser ganha Medalha de Ouro Real do RIBA  em seu próprio direito.

Um graduado da Architectural Association de Londres, em 1977, ela trabalhou com ex-professores Rem Koolhaas e Elia Zenghelis na OMA, antes de estabelecer com sede em Londres Zaha Hadid Architects , em 1979, que ela correu com Patrik Schumacher.

Seu uso de formas incomuns tornou-se evidente nas propostas da concorrência cedo para o terminal Peak, em Hong Kong (1983), a Kurfürstendamm, em Berlim (1986), eo Cardiff Bay Opera House no País de Gales (1994).




Mas foi a 1993 Fire Station Vitra em Weil am Rhein, Alemanha – seu primeiro grande projeto construído – que empurrou Hadid no centro das atenções. Embora o edifício foi considerado inadequado pelos usuários, suas paredes em ângulo de concreto e pontiagudo pórtico ganhou a atenção dos críticos e lançou sua carreira.

O trabalho de Hadid com concreto continuou com projetos como o de Innsbruck Bergisel Ski Jump (2002) e Centro Rosenthal de Cincinnati de Arte Contemporânea (2003), que ambos demonstraram como ela usou o material para criar formas angulares irregulares. Em projetos maiores, como o Edifício BMW Central em Leipzig e Phaeno Science Center em Wolfsburg, ambos concluídos em 2005, Hadid foi capaz de continuar a experiência com capacidades de escultura de concreto – a introdução de curvas dramáticas para os elementos estruturais inclinados, tectos e formas de janelas.

Como a carreira de Hadid avançado, projectos continuou a crescer em tamanho e orçamento, e seu uso de curvas e formas sinuosas tornou-se ainda mais ambicioso.

O Museu MAXXI , em Roma, um de seus projetos mais aclamados pela crítica, dispõe de escadas pretas e luminárias que serpenteiam através das tiras de estrutura. O edifício ganhou Hadid o Prémio Stirling em 2010, e ela aceitou mais importante prémio de arquitectura da Grã-Bretanha novamente no ano seguinte para a Evelyn Graça Academy em Londres.




O Centro Aquático de Londres 2012 Jogos Olímpicos possui um telhado de onda que sobe sobre as instalações para natação e mergulho.

zaha hadid 1




zaha hadid 2

zaha hadid 3

zaha hadid 4

zaha hadid 5




zaha hadid 6

zaha hadid 7

zaha hadid 8

zaha hadid 9

zaha hadid 10

zaha hadid




Zaha-Hadid-Seoul-Design-Center-DDP_Edmon-Leong_dezeen_784_16

morre Zaha-Hadid

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: