Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

O movimento da arquitetura Brasileira.

Como todos nós sabemos, somos um país colonizado, somos um povo que aprendeu da pior forma como se morar em comunidade ou cidades, fomos roubados e escravizados, e muitas outras coisas que aqui não compete partilhar.

E para falar de arquitetura Brasileira temos que falar e como tudo se iniciou aqui no brasil.

Quando o barcos portugueses chegaram no Brasil trouxeram junto sua ideias de como morar de como viver em comunidade, e se instalaram em nossa praia e bahias do pais a fora, trazendo sua cultura e sua forma de construir, porem, na verdade que construiu as primeiras comunidade foram os negros com sua técnica já conhecida de amaçar o barro para criar uma estrutura solida, assim criando as casa coloniais.

Ficamos assim por mais de 20 anos até chegar a crise de guerra que Napoleão criou na Europa, invadindo países como Portugal e fazendo a família real correr para suas colônias tornando o Brasil um reinado, e assim trazendo seus artista e arquitetos para construir escolas técnicas e muito mais outras coisas. A partir da ai a arquitetura melhora, temos novas formas de construir, novas formas de tratar o esgoto e muitas coisas novas para se aprender com os recém chegados letrados.

Então dá-se inicio ao ímpeto da copia, fazemos tudo igual ao que o europeu gosta, o que é moda na Europa vira moda no Brasil. Um grande exemplo, é quando as cidades são erguidas, com construções ecléticas e cheias de penduricalhos europeus, deixando de lado nosso cultura popular, e fazendo tudo com a cara da Europa.

Então chegamos ao século XX fazendo a mesma coisa, copiando o modernismo de forma crua e nua, porem a partir deste momento, temos a criatividade e a técnica para mudar o conceito, e é neste momento que a arquitetura Brasileira começa e ganhar destaque.

Aqui eu fiz um pequeno resumo de como foram este 500 anos de arquitetura, por um momento é triste ver como nós paramos no tempo, e triste ver que nunca construímos pensando no futuro, e sim pensamos em como agradar quem vem de fora.

VEJA AQUI NOSSO CURSOS

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: