Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

O que é a cidade?

A cidade!

Como descrever tal contexto tão complexo?

Como falar sobre um assunto que todos acham que tem domínio, mas na verdade nem sempre sabem o bastante.

A cidade é um conjunto de escalas que se seguem, sempre numa ordem, do macro para o  micro. Tendo isso em mente, a cidade é nada mais nada menos do que um organismo que se movimente de acordo com as conclusões que seus moradores chegam com relação a vivencia e a conformidade de uma vida confortável.

Para se mais claro, a cidade se mexe de acordo com o que o seus cidadãos especulam e pensam para uma vida saudável e sustentável do ponto de vista econômico e sazonal das ideias implícitas naquilo de visa a estabilidade diante do caos.

Para definir um cidade muitos países adotam o numero de habitantes que vivem em determinado espaço de terra, ou seja, a cidade pode ser definida pela sua população existente, mas,  este método pode ser falho, pois uma cidade que tem pouco menos de 5 mil habitantes, ainda é uma cidade.

No Brasil definimos a cidade com divisas administrativas, como por exemplo o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo , que são duas coisas totalmente diferentes de um todo que se organiza dentro de um território extremamente habitado.

Definir limites de uma cidade sempre foi um caos para governos menos íntimos com o urbanismo, pois fazer com as pessoas entendam que tudo deve ser divido por igual nunca foi fácil.

Na historia vemos que as cidades sempre foram feitas de acordo com a necessidade de seu povo, como vemos na Europa que sempre teve suas cidade começando pelo fator econômico e alimentício, e pensando que antigamente e em tempos mais longínquos as cidades começavam em beiras de rios, pois o fator sobrevivência era o que predominavam.

Aqui fica uma parte do que é uma cidade, temos vários temas para discutir, antes de definir o que é uma cidade, temos varias formas de ver como uma cidade começa e como cidade termina.

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: