Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

O que é Obsolescência programada?

Este tema deveria esta muito mais em voga do que qualquer outro tema relacionado com sustentabilidade.

A Obsolescência programada, é o simples fato de produtos duráveis, terem um ciclo de vida muito curto, como por exemplo celular, TVs, computadores e etc.

Tudo começou no século 20, com a chegada da revolução industrial. Começaram a produzir produtos em massa gerando emprego e renda para todos, (apesar das condições de trabalho serem as priores possíveis) assim fazendo com que as pessoas consumisse mais produtos gerando um economia solida e prospera para os países.

Então chegou um momento que os consumidores não tinham mais por que consumir novos produtos, se os que ele tinham em casa estavam funcionando perfeitamente bem, isso criou uma grande depressão na economia.

Então os empresários se juntaram secretamente para resolver este problema, criando produto com tempo vida menor que o normal, ou então colocando limites para o uso dos mesmos, isso significava um consumo crescente, no mercado de usados e no mercado de concertos de produtos, mas o aumento real foi na compra de produtos novos.

Então, os consumidores começaram e estranha que uma geladeira que durava mais de 7 anos para dar algum tipo de problema, tinha que ser trocada em menos de 3 anos, uma TV que durava anos para sumir a imagem, sumia em menos de dois anos.

Esse tema foi caso de estudo por muitos anos, até que descobriram que existia esse tipo de coisa acontecendo, e acredite até hoje muito pouco foi feito a respeito do assunto.

Quando eu digo que este tema deveria ser melhor abordado, falo isso por que, esse lixo todo de descarte de produtos vão para no meio ambiente, vão parar nos mares e em países mais pobres ou continentes como a áfrica e America do sul.

O que vemos é uma falta de respeito ao meio ambiente quando de se cria produtos para serem jogados fora, quando não se pensa que deveríamos criar produtos que pelo menos seja de uso comum a todos e que sejam verdadeiramente uteis.

Essa é uma discussão muito maior do que nos pensamos, mas muito a favor da evolução da tecnologia prefere matar o que existe no mundo para ter o celular mais novo do momento.

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: