Df Projetos, arquitetura e design de interiores

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

A política contra a arquitetura.

Como falar de arquitetura sem falar de política? Ainda que tentemos sair do âmbito da política e fazer uma arquitetura para todos, temos dificuldade de fazer uma arquitetura que não envolva a política, até por que temos que obedecer às leis vigentes em nosso país.

Claro que a política se envolve mais quando se esta trabalhando com urbanismo, mas não podemos deixar de lado a mesma política na hora que estamos fazendo um projeto simples como o de uma casa por exemplo.

Trabalhar com urbanismo é pensar no futuro, e pensar na vida das pessoas que moram na cidade acima de tudo, e ver que todos tem necessidades diferentes e em comum, é tentar fazer que esta balança política seja equilibrada por dois pesos comuns.

Em grande parte do nosso país sabemos que muitas políticas publicas são feitas para uma minorias, ou até mesmo são deixadas de lado por conta de acordo entre as partes que sempre se manifestam com algum interesse em alguma parte da cidade, e isso sempre atrapalha o desenvolvimento da cidade como um todo.

A arquitetura no seu estado puro meio que pode viver sem a política, porem já temos exemplos na antiguidade que não funciona muito bem uma ordem sem uma lei a ser cumprida, por tanto, como um todo, a política faz bem para a arquitetura.

Supondo que teríamos que fazer projeto de urbanismo que não contemplasse certos tipos de leis e politicagens,  não sei se faríamos algo de bom, pois ter um mediador como os políticos e até mesmo o povo para segurar algumas ideias que provavelmente não vão dar certo, ajuda na hora da escolhas dos projetos.

Um bom exemplo de cidade construída sem atentar para muitas leis é Brasília, pois a mesma foi feita sobre a tutela do presidente que fez de tudo para sua cidade exemplo fosse erguida e sabemos que foi erguida e hoje é um símbolo para nosso país.

Nunca vamos ter liberdade para projetar tudo da forma que nós arquitetos queremos, mas isso é bom por muitos lados, dar liberdade de mais as vezes pode ser algo ruim em muitos ambitos de ramos de trabalho na sociedade civil.

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: