Df Projetos, arquitetura e design de interiores

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

A qualidade da arquitetura no Brasil

É difícil tecer algum comentário sobre uma arquitetura que vivemos todos os dias, porem nunca (A qualidade da arquitetura no Brasil) devemos achar que somos imunes a impressões qualitativas de pessoas comuns como nós, a final, vivemos na cidade e queremos sempre que a mesma esteja urbanisticamente organizada e que receba nossos moradores com dignidade e qualidade.

Hoje vemos na cidade construções de inúmeros empreendimentos, alguns com foco em moradia, outros com foco em empresas, e muitos com foco somente em ganhar dinheiro, o que é natural numa cidade como São Paulo, que é puramente capitalista.

A qualidade da arquitetura no Brasil

Tendo estes aspectos em vista, temos que repensar como fazemos arquitetura na nossa cidade, rever a forma como fazemos e estruturamos nossa cidade para moradores que em muitos momentos saem da cidade por motivos econômicos e sociais.

Sendo mais claro, a arquitetura contemporânea esta gentrificando o centro da cidade de São Paulo ao ponto de algumas ruas, você cidadão comum ser olhado com desdém ou até mesmo preconceito se não está com uma determinada roupa padrão do local.

Arquitetura para todos

Quando estou nestas ruas vejo que as pessoas aceitam o local, mesmo tendo um padrão para se andar nesta rua, e as pessoas sem saber estão fazendo com aquele local seja um ponto único na cidade, e um local que por vários motivos em alguns horários da semana fiquem sem vida.

A arquitetura moderna hoje praticada no Brasil tende a estabelecer uma estrutura rica, mas esquecem que o povo Brasileiro na verdade ficou mais pobre nos últimos 5 anos, por conta de uma crise que acaba cada dia mais com o bolso e o poder de compra do brasileiro.

Uma arquitetura justa tem que estabelecer metas para uma cidade que inclua todos os níveis sociais possíveis, e o que vemos hoje são centros feitos para pessoas de alta renda circular, e isso é usado como um pretexto de fazer as pessoas se sentirem melhor.

Acredito que a arquitetura brasileira irá realmente melhorar quando a mesma, olhar para as áreas periféricas da cidade, onde realmente a alma da cidade está, onde o povo realmente precisa de lazer, saúde, viário, e muitas outras coisas, que no centro aos finais de semana ficam perdidos.

Estabeleça projeto diferenciados na cidade ou no seu bairro, apresente o mesmo numa filosofia de melhorar o seu bairro, e depois parta para um âmbito maior e produza uma melhora arquitetura.

One comment on “A qualidade da arquitetura no Brasil

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: