x
Loading...

Tudo se inicia com um planejamento de obra.

Um professor meu de gestão de obras vivia me dizendo isso, porem na faculdade eu nunca dei bola para esta frase, hoje, eu tenho plena certeza de que ele estava completamente correto.

Uma obra alem de ter seus problemas diários, tem também problemas circunstâncias, ou seja, uma Meca de problemas que para serem evitados somente o planejamento para antecipar os problemas.

Imagine que um canteiro de obra tem varias variantes, que podem em algum momento dar algum tipo de problema, temos todos os tipos de profissionais em uma obra, temos na realidade quase todas as funções inerente ao ser humano dentro de uma obra, então me explique por que um canteiro tem que ser levado de qualquer jeito.

Ter cuidado com aquilo que se monta numa obra, cuidar pessoalmente da equipe contratada, rever métodos construtivos, podem sim ajudar a diminuir problemas durante uma construção, no entanto o que vemos nos empreendimentos hoje é a ausência do profissional técnico trabalhando dentro do canteiro de obra.

Não estou só falando de arquitetos, estou falando de todos que se ausentam de uma obra, pois a construção tem suas fases totalmente diferentes umas das outras, e é uma grande imprudência deixar que ela siga sozinha.

Projetar, pelo menos para mim, é a melhor forma de fazer arquitetura, mas esta na obra é com certeza a melhor parte do nosso trabalho, por que, dentro da obra você conhece o seu funcionário, as empresas que trabalham para você, conversa com a comunidade local, para saber qual vai ser o impacto da sua obra na região.

Então que fique aqui um aviso, para você que não gosta de estar na obra.

Mesmo que você não goste de estar lá, a obra precisa de você, e no futuro ela vai te cobrar este tempo que você perdeu sem ir para o canteiro.

COMMENTS
ADD your COMMENT

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: