Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Resenha, Le corbusier – Urbanismo

Resenha, Le corbusier Le Corbusier depois de ler este livro, minha forma de ver o urbanismo mudou significantemente para melhor, a forma como o mestre le Corbusier fala de urbanismo, isso na década de 20, me faz pensar que ele estava muito a frente de seu tempo, não só como arquiteto urbanista que era, mas como pessoa e cidadão de uma cidade que estava fadada ao caos total.





Le corbusier - Urbanismo 1

Resenha, Le corbusier

O livro começa falar dos problemas vividos pela cidades da Europa com o transito poluição e o adensamento das pessoas por conta da revolução industrial que toda a Europa vivia, fazendo assim muitas pessoas se mudarem para as regiões centrais, e tentarem a vida na cidade grande.

Visto que este problema acaba gerando uma insalubridade, e problemas de saúde, mortes, doenças le Corbusier mostra seu plano para uma cidade de 3 milhões de habitantes, este livro disseca sua ideia de cidade ideal, para aquela época.

Numa Europa cheia e concentrada, Le Corbusier planeja simplesmente separar o transito pesado do transito leve e melhorar o transporte coletivo para que as pessoas possam caminhar pela cidade, e além disso ele monta complexo funcionais de prédios residenciais e comerciais, que melhorariam a fluidez dos usuários.

E pensando numa forma mais natural de cidade, ele ainda monta grandes áreas verdes em volta deste complexo, melhorando assim o ar da cidade, que neste momento está em níveis alarmantes, preocupando a todos com os problemas de saúde que aflige a população da época.



Além de tudo isso o arquiteto ainda faz analises de uma paris que está sendo totalmente modificada para instalações de grande avenidas, e ainda analisando a vida das pessoas de baixa renda desta cidade ele ainda toma como problema públicos cortiço que eram feitos da pior forma possível para abrigar os trabalhadores das fabricas.

O livro nada mais é que um relado da necessidade de se pensar na população como um todo, e desde aquela época, estamos falando de quase 100 anos atrás já via-se a necessidade de fazer cidades para o homem e não para as maquinas, mas especificamente para os carros.

Embora todos deveriam ler este livro muitos vão achar as ideias de Le Corbusier um tanto loucas e platônicas, mas o que não sabemos até por que os projetos não foram feitos, é se daria certo, mas em muitos lugares algumas ideias deste mesmo projeto foi aproveitada. Sendo temos um projeto onde devemos nos inspirar, para que no futuro possamos tentar melhorar nossa cidade.

CADASTRE SEU EMAIL E FAÇA O DOWNLOAD DO REVIT E GANHE UM CURSO GRÁTIS DE MAQUETE ELETRÔNICA 3DS MAX!





 

One comment on “Resenha, Le corbusier – Urbanismo

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: