x
Loading...
Restauro de patrimônio historico

A questão do Patrimônio cultural mundial está intimamente ligada à cultura de cada povo. (Restauro de patrimônio historico) O Patrimônio cultural de cada nação, ou grupo menor que é parte integrante dessa nação, mas que possui hábitos e culturas únicos, constitui-se de elemento da transmissão da história desse povo de geração para geração, o

patrimônio cultural vai muito além de prova testemunhal material. A experiência e vivência dos povos, registradas em diferentes épocas, constituem-se elemento fundador e fomentador do patrimônio. Devem-se respeitar as diferenças, que são condições básicas para evolução de toda a sociedade e de cada grupo social, todavia, a população de uma maneira geral, ainda não é consciente da importância do seu patrimônio cultural, e muitos não têm conhecimento de que o patrimônio vai além do bem edificado, o patrimônio cultural pode ser material e imaterial, constitui-se de bem tangível ou intangível. É necessário que a conscientização seja maior nas bases acadêmicas de estudantes que serão formadores de opinião responsáveis direta e ou indiretamente,  pela disseminação desses valores. Existem diversos órgãos que regulamentam e protegem o patrimônio cultural, esses órgãos atuam em diferentes níveis: mundial, nacional ou localmente. Dentre esses órgãos, temos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que atua a nível nacional e regulamenta a proteção ao patrimônio cultural no País.  Para melhor compreensão é importante saber  a definição da Constituição Federal Brasileira de 1988, que no seu artigo 16 afirma que o patrimônio cultural está intimamente ligado a história, arte e ciência, a, define como patrimônio cultural brasileiro:

Restauro de patrimônio historico

Artº 216 – Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I – as formas de expressão;

II – os modos de criar, fazer e viver;

III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. (BRASIL, Constituição Federal, 1988, pg.1244)

Percebemos então que o Patrimônio vai além das edificações, está nas formas de expressão, nos modos de criar, fazer e viver de cada povo e muito mais.

Como as discussões sobre o patrimônio iniciaram praticamente no século XX, os principais documentos, que estabelecem a nível mundial de tempos em tempos, regras e como deve ocorrer à preservação do patrimônio cultural, são as cartas patrimoniais. Você conhece as cartas patrimoniais?

COMMENTS
  • […] um curso onde você vai aprender a fazer os mais variados e criativos estandes, entender o uso de cada material usado em um stand, e isso ainda vai te possibilitar trabalhar de casa, caso você escolha fazer somente o […]

  • […] não pense que estou falando por que tenho que vender, estou dizendo por que é o que eu vivo todos os dias, tenho vários produtos em minha loja e vendo eles todos os dias com o fruto do meu trabalho, e […]

  • ADD your COMMENT

    Gostou do post? Comente!

    %d blogueiros gostam disto: