Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Técnicas construtivas na arquitetura.

Existem varias formas de se construir no mundo, cada país tem sua forma de fazer uma parede, de fazer suas casas e edificeis, mas nós arquitetos temos que pelo menos conhecer as nossas técnicas de construção.

Aqui vamos colocar uma lista que mostra as técnicas construtivas do nosso mais, ou pelo menos as mais comuns.

Adobe

A preparação do adobe é feita em solo argiloso. Faz-se um buraco perto do local da obra onde há solo apropriado, colocando-se água. Depois, amassa-se com os pés até sentir que tem boa liga. O barro é posto em fôrmas de madeira com as dimensões de 40 cm de comprimento, 20 cm de largura e 15 cm de altura. A fôrma é molhada antes de se colocar a argila. Depois, realiza-se um processo de secura por 10 dias, virando-o a cada 2 dias.

tecnicas construtivas adobe

Exaimel

O método construtivo enxaimel é a denominação dada à estrutura de madeira, que articulada horizontal, vertical e inclinada formam um conjunto rígido e acabado através do encaixe dos caibros de madeira. Somente. É o conceito atual e pode mudar de acordo com o recorte do período histórico, ou mesmo de acordo com o conceito do termo alemão – Fachwerk.

tecnicas construtivas exaimel

Técnica mista.

Essa técnica é usada quando há a necessidade de se misturar técnicas diferentes na hora de fazer a sua obra. Um bom exemplo de técnica mista são as pontos, pois a grande parte delas são feitas de dois materiais, tais como madeira e aço, madeira e concreto e etc.

Alvenaria

A alvenaria é uma técnica de confecção de muros utilizando tijolos, lajotas ou pedras de mão, aglutinados entre si por meio de uma argamassa. No período do Brasil colonial as argamassas mais utilizadas eram de cal e areia ou de barro.

Pedra

O uso das pedras é uma das técnicas mais antigas para se fazer uma casa, desde os tempoas mais antigos os seres humanos encontram nas pedras abrigos para morar e viver.

Mas como sempre estamos evoluindo, a pedra hoje é muito usada para fazer fundações e paredes ornamentais, onde a pedra faz parte da decoração.

Taipa de pilão

A taipa de pilão foi o material mais empregado nas construções coloniais no Brasil, devido sobretudo à abundância de matéria prima – o barro vermelho, à relativa facilidade de execução, à satisfatória durabilidade [5] e às excelentes condições de proteção que oferece quando recebem manutenção adequada. É uma técnica de origem mourisca praticada pelos portugueses e espanhóis desde tempos imemoriais, conhecida também pelos negros africanos. Era de uso comum na Europa, até meados do século XIX. Na França recebia o nome de pisé.

tecnicas contrutivas taipa de pilão

 

 

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: