Df Projetos, arquitetura e design de interiores

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Urbanismo no Brasil capitalista

É importante dizer que no Brasil o urbanismo segue uma linha ditatorial do governo, sendo que o mesmo usa este tema como instrumento de barganha contra o povo para angariar votos.

Já comecei o texto dizendo isso porque, realmente estou cansado de ver políticos dizendo que vai fazer isso vai fazer aquilo na cidade e no final ficamos sempre na mesmas, já chegou a hora de se mudar a política de urbanismo nas cidades Brasileira, e tratar deste tema com a importância que ele merece.

Para dar um exemplo de como o urbanismo pode ser usado pelos políticos como instrumento de barganha, na cidade de itaquaquecetuba esta sendo feita uma obra de construção de um shopping na cidade, sendo que a cidade nunca teve um shopping para chamar de seu.

O prefeito da cidade passou a campanha toda falando deste shopping, que era um investimento da prefeitura da cidade para o povo. Mas como sabemos shopping nunca foi e nunca será uma infra-estrutura para o povo, pois o shopping e um local para comercio e não de lazer, e uma obra dessa não agrega nenhum valor a cidade, a não ser para aqueles que ganham dinheiro com as lojas do shopping.

E toda campanha política no Brasil se faz promessas que não podem ser cumpridas, isso é tão normal em nossas vidas que nem ligamos mais quando vemos algum político prometendo algo nas eleições.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS DE ARQUITETURA

Resolver o problema

Claro que ficar somente reclamando das coisas aqui no site é fácil, temos mesmo é que debater a solução deste problema, eu sei melhor do que ninguém que melhor os pensamentos urbanísticos das pessoas nas cidades não é fácil, pois quando mechemos em algo que não no diz respeito podemos atingir muita gente.

Então como fazer para melhorar isso?

Planos urbanísticos devem ser propostos para o nossos governantes, muitos de nós arquitetos temo em mente o que deveríamos fazer com as ruas da cidades, os prédios, calçadas e outros cantos dos bairros. Contudo ficamos sempre presos a nossos orgulhos e nunca mostramos os nosso trabalhos para ninguém, e assim nossas idéias ficam nas gavetas de nossos escritórios, e assim grandes ideias ficam perdidas.

Muitos vão dizer que não temos tempo para ficar projetando de graça para ninguém, mas temos que ver as coisas por uma lado diferente.

Por que não dizer que a estrutura da cidade pode ser uma parte relevante da nossas carreira?

Um arquiteto que conheço sempre trabalhou com projetos urbanos, mas sempre estava na área de administração das obras, nunca nos projetos, até que um dia ele começou a mandar seu projetos que ele produzia na sua casa para as prefeituras das cidades vizinhas, até que um dia ele recebeu telefonema pedindo para fazer um detalhamento no projeto que havia mandado. Um mês depois ele foi chamado para trabalhar seu projeto nesta prefeitura.

Então meus amigos, eu acredito que mandar as nossas ideias para voar por ai nunca é de mais, todo trabalho é recompensado de alguma maneira, claro que podemos correr o risco de ser copiados na cara dura, mas esta vida é cheia de risco, e moramos em um país onde, se você não toma as rédeas das coisas nada funciona.

URBANISMO NO BRASIL

URBANISMO NO BRASIL

Urbanismo para todos

Toda cidade tem um trabalho de urbanismo nas favelas, e muitas lançam concursos para que as pessoas possam dar ideias de como seria uma cidade ou um bairro pensado para o cidadão, porem quando vejo os resultados dos trabalhos eu fico triste, porque as ideias estão abaixo do que pode ser apresentado por arquitetos aqui no Brasil.

Hoje temos a internet como uma fonte de pesquisa rica em coisas boas e coisas ruins, e isso deve ser usado sem moderação, pesquise sempre por novas ideas e tente repassa – las, não prenda suas ideas ai na sua gaveta, elas merecem sair do armário e ir parar na mão de quem faz acontecer.

Uma grande forma de mostra suas ideas de urbanismo no Brasil é pegando por exemplo as favelas que hoje existem nas cidade e trabalhando a vida urbana dela em todos os quesistos. As prefeituras tem dificuldade de entrar nestes locais e nós podemos fazer projetos que pode mudar a maneira de se viver em favelas.

Não gosto de jeito que se resolvem a vida das pessoas nas favelas, são sempre as mesmas soluções. Pega uma favela e transforma em prédios fechados que não se comunicam com as cidades, gerando bolhas populacionais que não se interagem de jeito nenhum com o seu entorno.

A luz de um urbanismo relevante propro maneiras de melhora a cidade é sempre bem vinda, mesmo que seja uma maneira de as pessoas criticarem aquilo que você propôs, pois o que vale é fazer as pessoas comuns debaterem mais o assunto, que hoje esta meio que engavetado na cidade. Não importa se sua idéia é ruim ou boa, o que importa é que você esta fomentando o tema no seu bairro ou cidade.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS DE ARQUITETURA

Pensando como um urbanista

Este tema gera discussões que as vezes da medo de entra, portanto falar de urbanismo é uma coisa que muito fogem por saber que vai dar murro em ponta de faca, porem que fala deste tema, alem de coragem te atitude e deve sempre ser ouvido por alguns minutos, pois o que um cara comum quer falar de um tema tão maluco e devastador para todos.

Urbanismo é complicado por sempre meche com todos, pois quem quer perder um metro de calçada para um banco, e quem quer ter uma rua com menos carro quando uma casa de uma família tem pelo menos dois carros, ou então quem quer sair de suas casas para dar lugar a um parque uma floresta de replantio é difícil falar de urbanismo eu sei.

Mas se você tem as ferramentas para falar de arquitetura na sua cidade e pode falar de urbanismo com a sua comunidade, então meu amigo não perca tempo e tente plantar uma semente ai onde você mora, tente montar uma comunidade em prol de mudar algo na cidade onde você vive.

Isto fará bem não somente para seus filhos e netos mas para todos os filhos e netos da cidade.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS DE ARQUITETURA

2 comments on “Urbanismo no Brasil capitalista

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: