museu de arte de Seoul

Arte na Corea do Sul – Museu de Arte de Seul Buk

Arte na Corea do Sul – Museu de Arte de Seul Buk  Para trabalhar a ideia de fazer um espaço que aborde a tecnologia, temos que pensar em como esta tecnologia se comunica com o espaço, e sempre que penso no assunto vejo os museus de arte moderna pelo mundo como uma grande referencia, de como usar o espaço para se trabalhar com o novo.

A arte moderna é expressão mais próxima da nova tecnologia empregada na arte, muitas destas artes ou criações, passam por varias fases para se chegar em um resultado em que o autor esteja satisfeito, ou seja, assim representar exatamente o que esta sendo defendido na relação realidade e arte.

Nesta referencia temos o escritório Samoo Architects and Engineers, que foi responsável pelo projeto do museu de arte moderna de Seul na coreia do sul, que traz uma elegância em sua forma, e em seus espaços de exposição, com relativo preciosismo nas forma internas e externas, as formas geométricas lhe faz pensar que realmente o futuro tão esperado chegou.

Descrição do projeto – Museu de arte moderna de Seul

A cidade de Seul, que hoje é o exemplo de cidade inteligente no mundo, ainda tem algum marcos a serem alcançados, um deles é a distribuição de áreas culturais em meio a cidade. No centro de Seul, existem inúmeros lugares para se frequentar e visitar, mas quando se afasta um pouco do centro, esta cidade se transforma numa cidade comum aos olhos menos atentos.

Foi que a prefeitura buscando levar a cultura para areas mais distantes da cidade, e assim incluindo mais lugares para as pessoas visitarem e para seus moradores terem mais acesso a cultura, foi criado ao narodeste da cidade o Museu de arte moderna de Seul.

Então se inicia o projeto no bairro Nowon, que era um campo de juncos, os arquitetos escolheram o terreno para implantação a dedo, usando uma colina para dar inicio aos trabalhos. Em meio aos prédios as formas limpas e geométricas do museu, revitaliza uma área monótona da cidade, que se apresentava como um local de passagem, e que ao se implantar um parque ao longo do projeto, temos não somente um museus, mas também um parque para estar com a família e relaxar durantes os dias de sol da cidade.

Um projeto que se integra com os edifícios residenciais ao redor, traz uma harmonia quase divina a estrutura moderna, dos prédios e da cidade. As áreas de passei se mostram claras a uma “conectividade” com a natureza e com o clarão formado pelo projeto em meio aos edifícios, onde as pessoas se tornam parte da arte feita na estrutura do museu.

Como todo museu o prédio tem suas salas de exposições amplas e voltadas para dentro do prédio, pois a intenção aqui é chamar a atenção para a tecnologia e para as ideias modernas dos artistas. E entorno do átrio central temos vários outros módulos construídos com são usados para fins educacionais, e multifuncionalidades que são promovidas para os maradores, bem como comunicação ativa e troca de ideias dos moradores locais.

No primeiro andar do museu temos a biblioteca, instalações multimídia para alavancar ainda mais ideia de modernidade, algumas salas de exposição especificas para crianças, pois os sul coreanos acreditam muito nas crianças de seu país.

O nos últimos andares, temos um parque com esculturas modernas que se comunicam com o entorno, gerando beleza e clareza para quem vê, tanto de perto como de longe, tirando o ar frio de uma cidade pulsante como Seul.

Arte na Corea do Sul – Museu de Arte de Seul Buk

museu de arte moderna de seoul
museu de arte moderna de seoul
museu de arte moderna de seoul
museu de arte moderna de seoul
museu de arte moderna de seoul
museu de arte moderna de seoul

 

 

 

Gostou do post? Comente!