Cobogós, volta deste elemento!

Dias lindos quando os cobogós eram uma forma de resolver problemas iluminação, quando todos queriam este bloquinhos todos ele furadinhos em suas fachadas ou até mesmo nos fundos das casa.

Hoje não temos mais o uso em massa desta arte que tento já fez parte de nossas vidas como construtores. Por isso quando vi este projeto, que foi feito no Vietnam, logo quis fazer uma análise sobre ele, e muito me surpreende que o projeto é feito para uma família de baixa renda, e o resultado final foi esplendido.

Na facha inteira da casa foram instalados cobogos de concreto, todos com uma formato triangular, que ajuda na hora da composição dos elementos, formando um emaranhados de abertura que dão a beleza deste ambiente.

Além da fachada, o projeto distribui de forma a ajudar na iluminação e na ventilação da casa, colocando em quartos salas e banheiro. Tudo feito formando esta lindas formas triangulares sem perde o padrão de efeito triangular nunca.

Voltando para a fachada, vemos que foram instalada janelas de vidros para evitar que a chuva a caia dentro da sala de estar, e ainda painéis de cobogos foram colocados também nas laterais da casa.

O elemento foi feito com moldes de fácil manuseio barateando ainda mais o custo a obra, por que os blocos puderam ser feito ainda na obra, e isso ajudou até mesmo as pessoas que trabalharam na obra, ensinando e trabalhando ao mesmo tempo.

Sabemos que o Vietnam é uma pais tropical e isso implica, que uma casa deste porte tem que ter no mínimo uma ventilação e sombreamento muito bom, para a casa não ferva nos dias quente e não congele nos dias frios, o que é mais importante mesmo é que ela ficou muito confortável para seus moradores.

cobogos 2

cobogos 3

cobogos 4

cobogos

cobogos 7

cobogos 6

cobogos 5

cobogos

 

1 comentário em “Cobogós, volta deste elemento!

Gostou do post? Comente!