QUANTO GANHA UM ARQUITETO

Como cobrar por um projeto de arquitetura?

Como cobrar por um projeto de arquitetura? Esta pergunta é muito disseminada por profissionais no início de carreira, muitos não ajudam este profissionais a aprender a lidar com cliente e a saber cobrar por seus projetos, sejam eles projetos bons ou ruins.

No mercado temos vários tipos de atribuições de um arquiteto, que na verdade pode entrar para várias vertentes da arquitetura, assim criando um miscelânea de tipos de orçamentos a serem feitos, e isso complica de mais a vida de quem está iniciando, porque qualquer tipo de profissional vai dizer valores diferentes e vai falar coisas diferentes.

Nós sempre devemos nos valorizar de uma forma bacana para não cobrar a mais o que fazemos e o que realizamos, e também não devemos cobrar menos somente para pegar o projeto, porque no final você ficar no prejuízo. E para isso temos os órgãos que nos ajudam com algumas bases de como fazer um projeto interessante no projeto.

Como cobrar por um projeto de arquitetura?

Estes órgão vão dizer como cobrar quase tudo que fazermos em nossos projetos ou produtos, claro dar uma margem de lucro real para nós podermos viver da profissão. O CAU é um bom exemplo disso, pois eles tem uma tabela completa que vamos disponibilizar para vocês aqui de grátis.

As tabelas tem como objetivo te orientar no caminho para cobrar seu projeto sem fazer o seu cliente perder a cabeça na hora de fazer os projeto. Seu preço será justo e cada tipo de projetos deve ser sim escolhi para ser feito de qualquer forma.

Para ser mais claro veja as tabelas nos links abaixo e comece a aprender como cobrar e como devemos nos portar para fazer com que seu projeto, seja relevante e importante para seu cliente, e sempre venda valor, nunca o projeto, pois o projeto é algo que não está na mão naquele momento mas que está no imaginário do nosso cliente.

Gostou do post? Comente!