Como comprar janelas para sua obra!

Como comprar janelas para sua obra!

Você está reformando ou construindo e está na hora de escolher as janelas, mas qual é a melhor pro seu ambiente? As janelas devem ventilar, permitir a entrada do sol, favorecer a vista e ainda combinar com a sua decoração. Então conheça alguns tipos de janelas que você pode usar!

Como comprar janelas para sua obra!

Vamos começar pelo material. Existem janelas de:

  • Alumínio: durável e não oxidável (ideal por exemplo, para lugares com maresia). Além disso, a maioria das janelas termoacústicas, cada vez mais usadas nas cidades barulhentas, são de alumínio.
  • PVC: são menos comuns no Brasil, mas são duráveis como as de alumínio
  • Ferro: as esquadrias de ferro têm perdido espaço no mercado. Isso porque pedem um profissional muito especializado para a instalação e alguns cuidados por conta da oxidação, ou seja, enferruja. Tem também a vantagem de ser mais barata.
  • Vidro: as janelas inteiras de vidro, com pequenos apoios em alumínio, trazem um efeito lindo, mas não são
  • janela-de-vidro-verde capazes de todas as aberturas. Pode compôr ambientes que juntem áreas externas e internas e garante muita luz, mas é necessário escolher o modelo certo!
  • Madeira: a madeira não é tão fácil de manter como o alumínio, mas é igualmente versátil, além de possuir um charme próprio, que pode ser rústico ou elegante dependendo da madeira e do modelo.

Agora vamos conhecer os modelos. Nem todos os modelos podem ser feitos em todos os materiais, mas materiais como alumínio e madeira são muito versáteis.

  • Janela de correr: podendo ter de 2 a 4 ou mais folhas, as janelas de correr são muito usadas porque não ocupam espaço abertas. Podem ter folhas fixas ou todas serem soltas e podem ter folhas de alumínio para evitar cortinas, como as de apartamento.
Janela de correr em madeira
Janela de correr em madeira
  • Guilhotina: janelas de casas mais antigas, que abrem de baixo para cima. Em geral, são colocadas junto de uma janela de abrir. Possuem a mesma vantagem de espaço das janelas de correr.
Janela guilhotina pequena
Janela guilhotina pequena
  • De abrir: pedem espaço porque suas folhas abrem para dentro (ou para fora raramente) do ambiente. As de madeira são muito charmosas! Esse tipo de janela areja muito bem o ambiente porque todas as suas partes abrem.
Janela de abrir em madeira
Janela de abrir em madeira
  • Camarão: as folhas da janela correm por um trilho, abrindo quase inteiramente para passagem de ar e sol.
Janela camarão em alumínio
Janela camarão em alumínio
  • Basculante: ideal para cozinhas e banheiros, ela permite a circulação de ar, mas é discreta.
Basculante para banheiros
Basculante para banheiros
  • Bay-windows: pouco comum no Brasil, esta janela é muito elegante e permite a entrada de muita luz. No entanto, pede bastante espaço para ser feita.
Bay window
Bay window
  • Pivotante: geralmente de uma folha só, gira sobre um eixo no centro da folha.
Janela pivotante em madeira
Janela pivotante em madeira
  • Pantográfica (ou sanfona): correm sobre um trilho e se dobram em si mesmas, abrindo seu espaço quase completamente. No entanto, ela fechada precisa de cortina.
Janela pantográfica em alumínio
Janela pantográfica em alumínio

Conhecendo todos esses tipos, você pode escolher qual funciona melhor no seu ambiente, com a sua decoração e suas necessidades. Escolher bem as janelas é umpasso muito importante na ambientação das casas porque a luz e a circulação de ar fazem toda a diferença!

1 comentário em “Como comprar janelas para sua obra!

Gostou do post? Comente!