Como criar uma arquitetura natural?

Tudo começa quando vemos os profissionais da arquitetura sempre querendo, construir prédios, casa, galpões, ruas e mais ruas para carros, e raramente vemos, arquiteto pensando em fazer uma arquitetura natura.






O que eu quero dizer, é que, antes projetar temos que pensar na natureza e no ser humano, proporcionando uma combinação que seja ativa dos dois lados da moeda. Neste projeto em questão o arquiteto, não somente pensa na casa e sim no uso do terreno e na vista que pode ser aproveitada de alguma maneira.

Com uma estrutura de aço e de uma plataforma de madeira, este mirante instalado em um terreno íngreme, percebe que ao fazer o projeto não tocar o chão, o impacto de uma obra como essa já é muito pequeno.

A estrutura leve de aço está fincada no solo, e eleva a plataforma para o alto, ajudando tanto em não ter que fazer buracos na terra, como a aumentar a visibilidade da vista.

Com seus guarda-corpo de vidro, quando visto de alguns ângulos, se transforma em espelho, que refletem a natureza ao redor, tornando a obra o mais invisível possível, ajudando na naturalidade da vista daquele que veem o projeto.

O projeto foi feito para uma família que tem uma casa nesta encosta, e que como não tinham mais um outro ponto da casa para criar uma área de convivência, pediu para que o projeto fosse feito fora da casa, e ainda que não perturbasse tanto a vida natural de seu terreno.

Pensar em uma arquitetura natural, e simples, porém pode te fazer pensar que é um fator que que pode te bloquear de alguma maneira, mas na verdade o que mais temos, são exemplos de arquitetura natura feitas pelo mundo, ou seja, feitos pela natureza, soltos pelo mundo.

A natureza é uma rica fonte de soluções arquitetônicas infindáveis, então mais do que nunca devemos aproveitar esta fonte.

arquitetura natural 1

arquitetura natural 3

 

arquitetura natural 4

 

arquitetura natural 8

 

pavilion-mallorca-spain-h5-architekten-viewpoint-architecture_dezeen_1568_6

 

arquitetura natural 5

corte 1

 

elevação

 

Gostou do post? Comente!