Concreto armado no Brasil

Concreto armado no Brasil Na nossa forma de construir o concreto armado esta muito presente, tendo em vista que temos profissionais que estudam anos somente para dimensionar este tipo de material, assim aqui vamos falar sobre o método construtivo mais usado no Brasil.

Concreto armado no Brasil
Concreto armado no Brasil

O que é concreto armado

O concreto armado é constituído por alguns elementos, que entre eles estão o básico cimento, agua, e algum agradado miúdo (areia) e algum agregado graúdo (pedra ou brita) e ar. Pode ser adicionado alguns outros elementos químicos a fim de melhorar a durabilidade e qualidade do concreto armado, mas basicamente estes elementos ditos acima seguem em 90% das casas brasileiras.

E no meio desta mistura também podemos tirar a arga massa, que não se utiliza de agregado graúdo, usando somente cimento, água, areia e ar na sua composição. Temos aqui no país uma norma que cuida somente deste material, neste caso estamos falando da NBR 6118:2003.

Concreto armado no Brasil
Concreto armado no Brasil

Benefício do concreto armado

O concreto armado é um material que tem uma alta resistência as tensões de compressão, porem tem baixa resistência a tração, com um cálculo de mais ou menos 10% da sua resistência a compressão. Assim para que se forme uma armadura de concreto realmente resistente é usual agregar mais um elemento para ajudar nesta resistência a tração, e o mais usado para estes casos é o aço.

Concreto armado no Brasil
Concreto armado no Brasil

Então geramos um material que é chamado de concreto armado, pois temos o concreto que resiste bem a tensões de compressão, e temos o ferro que resiste bem a tensões de tração.

Mas para realmente fazermos uma mistura homogenia no concreto com o ferro, o concreto deve ter uma alta qualidade na parte de aderência ao material aço. Para que o bloco de concreto armado seja forte, temos que ter entre os dos materiais um trabalho em conjunto.

Concreto armado no Brasil
Concreto armado no Brasil

O bom trabalho destes dois materiais, se da porque os dois tem um coeficiente de dilatação muito parecido ou até iguais, ajudando na hora de receber bem os esforços solicitantes. O concreto também ao envolver o aço, ajuda o mesmo a se proteger da oxidação natural do material. Porem a proteção contar a oxidação se da quando o aço está completamento envolto pelo concreto armado.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO SLIDE

CLIQUE AQUI E FACA O DOWNLOAD DA NBR 6118