decoração japonesa

Decoração de uma casa tradicional Japonesa

Decoração de uma casa tradicional Japonesa As casas tradicionais japonesas possuem elementos distintos e características arquitetônicas únicas. Eles são considerados uma parte importante da história e da cultura do Japão.

 As mais comuns características de casas tradicionais japonesas: 

Ofuro 

Comuns também em casas de spas, o ofuro é um tipo de banheira tradicional do Japão caracterizada pelo seu formato mais profundo do que uma banheira ocidental. O objetivo não é lavar o corpo, pois quem entra em um ofuro deve lavar-se e enxaguar-se previamente. Em casas antigas ainda é possível encontrar os tradicionais ofuro em madeira.

Tatami

Tatami são pisos ou esteiras feitos tradicionamente de palha de arroz. Eles representam um estilo de vida tradicional que envolve implantação e dormir no chão. Tatami têm uma sensação suave e natural em seus pés e tem um cheiro agradável quando eles são novos. Eles estão associados a uma ampla gama de usos e costumes, como sentar em seiza

Decoração de uma casa tradicional Japonesa

Thabudai

Chabudai são mesas com pernas curtas que são usados ​​ao sentar-se no chão.Eles são mais tipicamente usado em pisos de tatami, mas fazer aparições em pisos mais duros também. É comum que as famílias façam uma refeição ou reunião em um chabudai enquanto está sentado no zabuton.

Zabuton

Zabuton são travesseiros finos que são usados ​​para sentar-se em pisos de tatami. Eles são o equivalente de uma cadeira. Em partidas de sumô, multidões são conhecidos por jogar seu zabuton para o ringue para protestar contra um resultado indesejado.

Em lugares com tatami não é permitido entrar com calçados, nem mesmo com pantufas. Nestes cômodos, deve-se sentar no chão em almofadas (zabuton) ou em cadeiras sem pernas (zaisu).

Takonoma

A Tokonoma é uma área destinada a receber os convidados. É um local onde é costume colocar uma arte como pintura, shodo, pergaminhos, bonsai, okimono (roupa tradicional feminina/masculina) ou ikebana (um tipo de planta japonesa). Existem diversas regras de etiqueta com respeito ao Tokonoma. Uma delas é que ao acomodar os hóspedes deve ficar com as costas de frente para o tokonoma. Isto é devido à modéstia, o anfitrião não deve ser visto mostrando o conteúdo do tokonoma para o hóspede, assim deve evitar apontar para o tokonoma.

Engawa

Engawa é basicamente a varanda, um engawa é um corredor externo que envolve uma casa japonesa. São tradicionalmente usado para proteger as portas e paredes shoji contra o sol, chuvas e tempestades. 

Shoji

É um um tipo de painel deslizante feito de papel translúcido em uma armação de madeira. Este tipo de porta permite a entrada de luz natural para o interior da casa.

Fusuma 

Fusuma são painéis deslizantes que atuam como portas, divisórias e paredes. Geralmente, os painéis são decorados com pinturas de flores, paisagens, animais ou motivos mitológicos.

Gostou do post? Comente!