Estoque de cimento correto

Estoque de cimento correto Pode parecer que este tipo de assunto não vale a pena, mas nas minhas visitas técnicas que tenho visto que os colaboradores não sabem como armazenar este que é um dos pilares da construção civil.

Estoque de cimento correto
Estoque de cimento correto

Muito não sabem que o cimento é um produto perecível, pode sim estragar se mal armazenado, e perder suas propriedades aglutinantes, na hora de usar para fazer o aquele concreto que queremos e com a qualidade que queremos.

O cimento é embalado em papel Kraft,  este tipo de embalagem é usado no mundo todo, e isso o protege a da húmida e ainda conserva suas qualidades aglutinantes no composto do produto. Ainda o papel é um dos materiais que permitem que o cimento seja ensaca ainda quente, dando mais velocidade a produção do produto.

Como sabemos se o cimento entrar em contato com a humidade ou com água abundante ele vai empedrar ou então endurecer, assim inviabilizando o uso do mesmo na obra. Água é uma das grandes aliadas do cimento na hora de fazer a argamassa e o concreto, mas em sua fase ensacada, pode gerar prejuízo para que esteja armazenando o produto. A água não está somente nas torneiras ou nos tanques de água, ela também está no ar em forma de humidade.

Estoque de cimento correto
Estoque de cimento correto

Estoque de cimento correto

Por este motivo temos que ter cuidado onde vamos colocar o nosso cimento na obra. Devemos deixar o cimento longe das paredes, do piso, dos tanques de água, sobre uma cobertura ou galpão que tenha um acesso  de luz natural, para manter o local sempre seco, longe de encanamento e torneiras, para sim de fato proteger o cimento da humidade, pelo menos em sua fase ensacada.

O mais recomendado é coloca o cimento sobre um tablado de madeira ou palete a pelo menos 30 cm do chão a fim de proteger o mesmo do chão. Porem temos que coloca em pilhas de no máximo 10 sacos, para que o mesmo tenha ali uma vida útil de 15 dias. Nunca coloque mais que 10 sacos empilhados, porque o peso dos sacos vai comprimir os sacos que estão abaixo, endurecendo e dificultando seu manuseio na obra, tendo que afofa-los.

Ou então pode haver rompimentos de sacos, gerando perda do material e desperdício do produto.

Espero que aqui tenha ficado bem claro de como devemos estocar nossos produtos, e espero de que depois deste post não tenhamos mais duvidas de como vamos estocar nosso cimento.

Estoque de cimento correto
Estoque de cimento correto

 

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO SLIDE