FABLAB LIVRE SP

FABLAB – A FEBRE DO FAÇA VOCÊ MESMO

FABLAB – A FEBRE DO FAÇA VOCÊ MESMO Um fenômeno no mundo todo os laboratórios de fabricação do inglês (fabrication laboratory), é uma ofina onde as pessoas que criativas e de vários ramos de atuação vão para colocar tudo que conhece em pratica,  assim criando produtos novos que podem um dia vir a mudar a forma como as pessoas vivem, ou se relacionam com os produtos.

Um fab lab geralmente tem ferramentas diversas, pois a ideia é trazer os mais diferentes nichos da sociedade para criar produtos diferentes e revolucionários, e fazer testes, produzir  escopos e modelos de suas ideias e compartilhar com os usuarios para ver a viabilidade produtiva e também para trocar ideias e fazer melhorias no projeto em questão.

Alem das maquinas que são todas controladas por computador, nos fab labs existem também materiais diferentes sendo usados em um fab lab. pois o material é de suma importância para saber a viabilidade de produção deste produto. O mesmo pode ser feito de plastico, MDF, acrílico e muito mais, desde que este itens sejam viável para a construção do projeto em questão.

O grande objetivo do fab lab é proporcionar a população uma gama de ferramentas e material, para que todos possam criar de tudo dentro do laboratório, e assim criar um novo mercado de consumo, ou quem sabe uma novo produto que ajude na produção de algo que mude de alguma forma a rotina das pessoas.

FABLAB – A FEBRE DO FAÇA VOCÊ MESMO

No futuro teremos pequenas oficinas, ou quintais de produção de produtos feitos no fab lab, pois hoje os fab labs não competem com o sistema de produção industrial, pois a ideia ainda esta em fase de adaptação e capacitação da pessoas, que estão indo aos laboratórios para entender como funciona cada ferramenta e cada local, e como suas ideias podem ajudar a criar algo novo.

Cada fab lab pode se adaptar a cada cidade a cada país de alguma forma, pois em cada lugar do mundo temos necessidades diferentes, e muitas dessas necessidade não são atendidas pelas empresas de grande produção, e é neste momento que as pessoas entram com suas ideias, para resolver os problemas do seu bairros ou de sua comunidade.

FABLAB LIVRE SP – CRIATIVIDADE E TRABALHO

No mundo dos fab labs, o faça você mesmo é indispensável pois dentro dos laboratórios, existem muita discussão e aprendizados em áreas diferentes  de atuação humano ou robótica, assim o fabla livre sp, hoje com 12 laboratórios espalhados pela capital, ajudam novos inventores e estudantes da capital a colocar em praticar seus projetos.

nos espaços de cada laboratório, temos as áreas de marcenaria, impressão e prototipagem 3d, corte a lazer, e o laboratório de microscópios, laboratórias com os computadores para criação de produtos em 3d e estudo de pesquisa. Ainda existem alguns dos laboratórios que contam com sala de aula para cursos que são ministrados durante o mês para a população, sala de palestras e eventos e cantinas para atender o publico passante.

Como estudo de caso, as sala de prototipagem e estudo de viabilidade produtiva, temos tirado grandes ideias de como melhorar cada espaço. Os fab labs livre SP contam com uma estrutura muito boa para atender as necessidades da população que usa o ambiente, mais ainda tem carência com os professores que se dispõem a ministrar curso no local, e com a falta de investimento da prefeitura sofrem para manter o local sendo usado todos os dias e com cursos todos os dias.

A grande parte dos materiais usados no fab labs são trazidos pelos usuários, que utilizam de seus investimento para dar vida a seu projeto, claro que cada projeto tem sua particularidade, mas o ideia do fablab publico é promover o máximo de ideias para uso não só pessoal mais também coletivo.

Salas amplas para o uso de pelos menos 20 pessoas, em mesas, salas de reuniões e praticas mais discursivas são bem utilizada pela pelos frequentadores, pois muitos deles se ajuntam em torno de um projeto, para que o mesmo tome vida e possa ser testado de alguma forma pelos grupos, assim compartilhando os gastos com materiais e outros custos dos projetos. desta forma o “inventores” dos fab labs livre sp se ajudam de forma a fazer os melhores projetos.

Gostou do post? Comente!