Formas de pilares para construção civil

Formas de pilares para construção civil As formas para elementos estruturais são partes vitais para uma construção ser feita de forma adequada e completa, mas muitos fazem a execução destas formas de forma errada, causando problemas na obra, ou então na vida útil deste empreendimento. Vamos ver algumas dicas para fazer a sua forma de forma correta.

Formas de pilares para construção civil
Formas de pilares para construção civil

As formas podem ser feitas de madeira de construção, e também pode ser feita de formas plásticas ou então fazer uma combinação de madeira com algumas chapas de aço, que pode ajudar na estrutura desta forma.

As formas servem como estanques e também como molde para este pilar que vai cheio de concreto e exercera peso na forma, com isso a sua forma deve de forma pratica, servir como estanque, para que o material ali aplicado não vase de jeito nenhum.

Também temos que tomar cuidado para montar as formas de forma que elas fiquem niveladas, tanto na vertical como na horizontal, pois ao menos movimento deste elemento, podemos perder a função do elemento estrutural, e também porque ninguém quer ver uma viga ou coluna torta, fora que podemos ter problemas na estrutura, podendo até vir a ceder o mesmo.

Formas de pilares para construção civil

Uma fase importante na hora de colocar o cimento ou concreto nestas formas, é que o mesmo deve ser apiloado de forma correta, com intuito de tirar o ar que está no meio da massa ou do concreto, para assim ter um elemento estrutural correto e firme.

Também não podemos esquece a fase de secagem deste concreto dentro das formas, molhar por pelo menos 7 dias após a concretagem do elemento estrutural e tirar a forma somente 15 dias após a sua execução. Pode parecer demorado, mas para uma coluna ou pilar correto feito para durar a vida toda devemos levar em consideração toda a cura no tempo correto.