Infraestrutura e superestrutura o que são?

Infraestrutura e superestrutura o que são? Todos os estudantes de arquitetura e engenharia tem esta duvida na hora de iniciar os estudos das estruturas, então vamos aqui tirar a duvida de uma vez por todas e falarmos sobre a diferença entre infraestrutura e superestrutura.

Infraestrutura e superestrutura o que são
Infraestrutura e superestrutura o que são

A superestrutura o a obra como chamamos hoje, é tudo que esta acima do solo, pois a alvenaria e estrutura como vigas, pilares, paredes e outras coisas mais, estão relacionados a superestrutura, que na realidade é nossa obra após a fundação da edificação ser feita.

Infraestrutura e superestrutura o que são

Infraestrutura é tudo aqui que esta abaixo o solo, ou seja, nossa fundação, tais como  as sapatas, estacas, armações de vigas, as vigas e outros elementos que temos em uma fundação. É simples intender, infraestrutura está abaixo do solo e superestrutura esta acima do solo, e isso é assim.

Infraestrutura e superestrutura o que são
Infraestrutura e superestrutura o que são

Então temos muitas variantes dos tipos de estrutura, pois podemos fazer as duas de estrutura metálica, concreto armado e etc. E tudo isso pode ser chamado e é chamado de estrutura da edificação, mas o nome técnico é infraestrutura e superestrutura.

As duas estruturas são feitas e devem ser feitas, para suportas as cargas que serão aplicadas na edificação, estas cargas podem ser de diversas maneiras apresentadas a edificação, tais como cargas variáveis, ou seja pessoas, moveis, carros e etc. Ou então carga naturais, como vento, chuva, e empuxo do solo, e tudo isso deve ser calculado nos tipos de estrutura.

E essas cargas podem ser distribuídas de maneiras diferentes, e devem também ser levada em conta na hora de fazer as suas estruturas, as cargas podem ser uniformemente distribuídas, concentradas, triangulares, e trapezoidais exigindo do projetista conhecimento técnico para saber lidar com cada tipo de carga aplicada.

Numa superestrutura por exemplo um grande elemento a ser levado em consideração é a laje, pois a mesmo é um elemento de grande carga aplicada sobre os outros elementos, e que na sua vida útil vai receber diversos tipo de cargas diferentes, e como temos lajes em quase todos os tipos de edificações, temos que sempre nos ater a ela numa superestrutura.

Não tem como ser mais claro ao explicar quais as diferença entre os dois tipos de estrutura espero ter ajudado a todos de alguma forma.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO SLIDE