Inicio da execução da obra

Inicio da execução da obra Depois de ter toda a documentação necessária para iniciar a sua obra, temos que dar início a obra, mas ainda temos que pensar em vários aspectos do inicio da obra, para possamos fazer o projeto iniciar do jeito certo.

Inicio da execução da obra
Inicio da execução da obra

Temos que verificar se o alvará de construção adequado para aquela obra, e também entender a que se destina este alvará de construção, pois o mesmo pode ser para uma construção parcial da obra, ou então para uma demanda de um ferramental especifico, que de alguma forma pode impactar na região em questão.

Tento o alvará nas mãos, temos que ter também o responsável técnico desta obra na obra, ou então com algum tipo de representação, se for uma empresa, neste caso a empresa tem que ter em seus grupos de colaboradores um responsável pela obra em questão.

No inicio da obra temos que ter todos os projetos de arquitetura e engenharia concluído, pois neste momento temos os processos de arquitetura e engenharia começando e todos tem que ter um gabarito para começar a obra de forma assertiva e com o mínimo de erro possível. Tem que existir na obra uma copia de todos os projetos, para averiguação dos profissionais.

Inicio da execução da obra

Devemos salientar que para qualquer tipo de alteração na execução da obra o responsável técnico deve ser contatado, pois o mesmo tem direitos autorais na obra, e também tem responsabilidade sobre qualquer erro executado na obra, assim o este profissional segue respaldado pela lei 5,194/66 e 9,610/98 que regem os direitos dos engenheiros e arquitetos.

E muito importante que qualquer alteração seja notificada e registrada para uma revisão de projeto. Este tipo de revisão é chamado de “as built” que significa numa tradução literal “como construído”. Esta palavra encontra se na NBR 14645-1:2001.

Então podemos montar um modelo de relatório diário da obra, para entendermos como a obra se desenrola durante sua execução, onde poderemos relatar detalhes de mudanças e de erro e problemas que podem ter acorrido durante a obra.

O nome deste documento é o diário de obras, assim chamado, pois ele pode trazer para o mérito do responsável técnico o andamento da obra, assim vamos revelando as dificuldades e os acertos da obra no seu dia dia de trabalho.

Nos próximos post vamos criar aqui o nosso diário de obras que usamos aqui na empresa, e este diário de obra vai ter tudo detalhado em vídeo, e de como podemos elaborar nossas demandas de diários de obras.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA NBR 14645-1:2011