louis kahn O reconhecimento da história como busca de fundamentação para estratégias de projeto, nos dias de hoje, parece ser
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O reconhecimento da história como busca de fundamentação para estratégias de projeto, nos dias de hoje, parece ser algo comum, ou, no mínimo, não parece estranho. O modernismo, na época de sua máxima expressão, teve alguns representantes que, ao exaltar em seus escritos o sistemA
compositivo moderno, renegaram valiosas experiências arquitetônicas do passado. Giedion, Pevsner e outros tratadistas usaram a condenação de conceitos e paradigmas históricos (mesmo que isso não fosse a verdadeiro) para justificar a quebra com o passado e a emergência do moderno louis kahn como disciplina capaz responder as necessidades de seu tempo (1).
Louis I. Kahn inicia a fase mais importante de sua carreira na década de 50, na qual o modernismo começa a sofrer pesadas críticas, e alguns autores dão inicio a especulações na criação de novas teorias arquitetônicas. A partir desse período Kahn tenta reproduzir em sua obra temas discutidos acerca de aspectos históricos ou presentes no passado, como a monumentalidade, forma, ordem, luz, etc.
Sem deixar de reconhecer o modernismo como sistema compositivo completo, e externando alguns aspectos históricos como geradores de relações formais em seus projetos e obras, Kahn obteve o reconhecimento de modernos e de antimodernos, e provou que o passado pode servir como base de novas explorações, como repertório válido, sem que se caia no ridículo do historicismo.
1951 to 1954 – Centro de Arte da Universidade, em New Haven, Connecticut
1954 a 1959 – Casa de Banho em Trenton (Trenton Bath House), em Trenton, New Jersey
1957 a 1961 – Centro Médico Richards (Richards Medical Center), na Filadélfia, Pensilvânia
1959 a 1961 – Residência Esherick , em Chestnut Hill, Pensilvânia
1959 a 1967 – Primeira IgrejaUUista (First Unitarian Church), em Rochester, Nova Iorque
1959 a 1966 – Jonas Salk Institute, em La Jolla, Califórnia
1960 – Residência Norman Fisher, na Filadélfia, Pensilvânia
1960 a 1965 – Alojamento Erdman Hall (Erdman Hall Dormitories), em Bryn Mawr, Pensilvânia
1962 a 1974 – Assembléia Nacional, em Dacca, Bangladesh
1963 – Instituto de Administração Pública (Institute of Public Administration) em Ahmedabad, Índia
1967 a 1972 – Biblioteca Exeter (Exeter Library), em Exeter, New Hampshire
1967 a 1972 – Museu de Arte Kimbell(Kimbell Art Museum), em Fort Worth, Texas
1969 a 1974 – O Centro Yale para a arte britânica (Yale Center for British Art), em New Haven, Connecticut