Orçamento de obras e empreendimentos

Orçamento de obras e empreendimentos Para iniciar este texto temos que deixar claro que no ramo da construção cível, temos que normalizar, ou seja, criar um padrão para fazer orçamentos, aqui vamos mostrar forma que fazemos no nosso escritório e como chegamos nos nossos valores.

Orçamento de obras e empreendimentos
Orçamento de obras e empreendimentos

O que empreendimento?

Para começar empreendimento é todo projeto que demanda trabalho em equipe, que sejam necessários vários profissionais de diferentes áreas, aqui no nosso caso são todos os projetos, então não fica difícil de entender que um empreendimento demanda além de bons profissionais uma precificação condizente com suas necessidades.

O que é orçamento?

Como sabemos o orçamento é precificação de um objeto ou serviço a ser feito, porem na construção civil esta palavras vai além, pois cada orçamento dado em cada projeto, tem varias facetas diferentes, pois temos  muitos profissionais envolvidos na questão, assim geram um trabalho mais apurado do arquiteto ou engenheiro na hora de fazer o orçamento.

O orçamento passa por varias fase de demanda, no inicio com a visita ao cliente, até o fechamento do terreno, e depois o projeto, e então execução da obra até a entrega da mesma por parte dos profissionais.

Composição de custo unitário.

Neste caso a composição de custo unitário, tem que ser feita em todas as fase de uma obra, pois ela passar por todas as demandas, e devem ser feitas por sindicatos ou até mesmo escritórios competentes para entregar uma base para que profissionais façam seus orçamento com base nestas composições de presos.

Cada composição possui uma unidade de quantificação do serviço como por exemplo, execução de tapume m²/hora homem, escavação (tubulação, baldrame) que usa a medida em m³.

Assim temos que saber como cobra cada fase da obra nas medidas certas para gerar as composições em suas unidades corretas. Você vai achar estas informações na NBR 12721:2007.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A NBR 12721:201

Segue abaixo um modelo de fica de composição de preço.

Orçamento de obras e empreendimentos
Orçamento de obras e empreendimentos

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD ESTA FICHA DE PREÇO


Agora temos que saber como a obra vai andar de acordo com um fluxograma que deve ser feito sempre que um serviço ou detalhe seja feito n a obra, assim nos organizamos de forma achar um modelo que atende os princípios de nossas obras. Segue abaixo um exemplo de cronograma de obra.

CRONOGRAMA DE OBRA
CRONOGRAMA DE OBRA

CLIQUE AQUI E BAIXE ESTE CRONOGRAMA DE OBRAS GRATIS