Organização do canteiro de obras

Organização do canteiro de obras Aqui nessa fase da obra, muitos tendem a ter divergências, pois como estamos trabalhando em local onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, muitos profissionais tem problemas com a organização do seu local de trabalho. Mas nós como profissionais do ramo da construção temos que nos ater a estes problemas.

Organização do canteiro de obras
Organização do canteiro de obras

A organização do canteiro de obra nos ajuda a melhorar o uso dos materiais, das ferramentas e da segurança de todos os envolvidos na obra, assim devemos ter em mente que esta é sim uma fase primordial de resolução do desenvolvimento desta obra, tendo até que ter um projeto para colocar cada setor da obra em seu devido lugar.

O NBR que define as resoluções do que deve ser uma obra organizada esta definida na NBR 12284:1991, ND-1367 que define o canteiro de obras como um local de execução e apoio aos trabalhadores da construção civil.

A forma correta que está na norma é a divisão dos ambientes em áreas operacionais e áreas de convivência. Também temos a NR-18 que define as condições de do meio ambiente da obra, e o seu tipo de duração se é vai ser uma obra fixa ou temporária tendo as duas as suas diferenças.

Organização do canteiro de obras

O planejamento e organização da obra deve ser feito de forma previa, para que não aja interrupções na obra, e também para que todas as fases da obra seja respeitada e feita de forma segura, assim evitamos problemas com os materiais a serem empregados e também não vamos gerar ociosidade de pessoal e nem de ferramental dentro da obra.

A organização de um canteiro de obras, deve seguir as normas e os projetos a serem empregados, para permitir a entrada de profissionais e também de materiais a serem empregados de forma correta na obra, e respeitar as normas técnicas e também os projetos técnicos existentes na obra.

Temos alguns fatores que devem ser levados em consideração na organização de um canteiro de obras.

 

  1. Tipo e a natureza da obra

Organização do canteiro de obras
Organização do canteiro de obras

Estudar os projetos e alinhar o canteiro de obra de acordo com o tamanho e a especificidade da obra, adequar espaço e derivar todas as ferramentas a serem usadas, prever espaço orgânico e bem estabelecido entre local de execução da obra e local de vivencia.

  1. As características do material empregado

Entender cada tipo de material a serem usados na obra, pois temos inúmeros materiais que exigem um armazenamento diferente e cuidados diferentes, saber exatamente quando cada material será empregado na obra, entender o uso de cada ferramenta e material por cada colaborado.

  1. Processos e métodos construtivos

Organização do canteiro de obras
Organização do canteiro de obras

Avaliar e estudar cada processo de trabalho, seja de maquina ou de atuação de cada colaborador para por colocar cada objeto ou pessoa em seu devido lugar na obra, entender os processos de ferramentais e colaboradores ajuda no contexto de continuidade da obra.

  1. Tipos de equipamentos disponíveis

Cada fase da obra vai exigir um equipamento diferente, neste caso para organizar esta parte da obra, temos que ter um cronograma assertivo feito para que possamos intender como armazenar e usar cada ferramenta na hora certa.

  1. Prazo de execução de cada etapa da obra

Organização do canteiro de obras
Organização do canteiro de obras

Entender o cronograma feito da obra vai te dar os prazos para execução de cada fase da obra, assim vai ajudar na hora de armazenar e de usar cada ferramental ou então de chamar aquela ferramenta alugada ou de dar um prazo para um determinado profissional acabar seu trabalho contratado.

  1. Tipo de mão de obra a ser usada na obra e quantidade

Organizar cada colaborador em casa fase da obra, intender como cada um trabalha e qual é a hora do mesmo de deslocar para obra, assim organizando cada fase da obra e seu contexto geral.

O canteiro de obra sendo organizado de forma correta vai ajudar a todos os envolvidos em todas as fase da obra, se adequando a novas fase a cada passo que a obra vai executando, e também vai ajudar no surgimento de cada nova fase e de erros futuros na obra.

 

 

Organização do canteiro de obras
Organização do canteiro de obras

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO SLIDE

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA NBR 12284:1991