Quais são os setores do RH?

O departamento de Recursos Humanos, não se resume somente nos setores de departamento pessoal, recrutamento e seleção, e treinamento e desenvolvimento. É dividido em oito setores, que são necessários para o bom andamento da organização, onde o principal objetivo é atender os colaboradores com excelente desempenho e assertividade.

Para quem está começando a estudar Recursos Humanos e tem dúvidas de quais setores existem, veja abaixo as principais funções de cada setor.

Quais são os setores do RH

Setores do RH

1 – Recrutamento e Seleção

Realizam a divulgação das vagas, filtragem e análise dos currículos, entrevistam e selecionam o candidato ideal.

Analisar, alinhar e encaixar as habilidades do candidato com o perfil da vaga e fazer a contratação é uma responsabilidade muito grande, pois o selecionador tem que entender o que o candidato tem de especial para somar na sua empresa.

Contratar errado é um retrabalho e gera custos e gastos para a empresa.

Para facilitar na triagem, muitas companhias utilizam sistemas para fazer filtros por palavras chaves, ou ate mesmo sites de assinaturas de vagas, onde terá uma grande base de candidatos para realizar as buscas.  Esta forma online é muito mais fácil, do que receber currículos físicos e analisar um a um, otimizando o tempo e agilizando as contratações.

Quais são os setores do RH

2 – Departamento Pessoal

Além de atuarem na admissão, demissão e folha de pagamento dos colaboradores, este setor é responsável pela administração de todos os procedimentos que envolvem os funcionários, os deveres e obrigações entre empregador e empregados, e por cumprir regras que regem as relações do trabalho.

Como em todos os setores, é extremante importante que o profissional do DP, esteja atento diariamente as mudanças, as atualizações de regras, leis, sistemas e prazos.

Quais são os setores do RH

3 – Cargos e Salários

Responsável pela descrição dos cargos, pesquisas salariais, plano de carreira, realizam pesquisas frequentes referente ao teto salarial de diferentes funções.

O colaborador terá uma visão clara de onde pode chegar na companhia, pois o que mantem o profissional motivado é saber das possibilidades reais de crescimento.

Quais são os setores do RH

4 – Serviço Social e Benefícios

Administram os benefícios concedidos pela empresa, como: vale transporte, assistência médica, assistência odontológica, vale refeição e entre outros. E também possuem funções referente ao serviço social para os funcionários e seus dependentes.

Quando um funcionário está com problemas familiares, como por exemplo separação, filho dependente químico, ele não consegue se desligar dos problemas quando esta na empresa, prejudicando o seu rendimento.

Uma das funções do RH é apoiar os funcionários buscando dar-lhes condições de aumentar a produtividade e fortalecer as competências da empresa.

Quais são os setores do RH

5 – Treinamento e Desenvolvimento

Elaboramtreinamentos e sistemas de avaliação dos resultados dos colaboradores, fazem desenvolvimento de programa de qualificação, desenvolvimento intelectual e operacional, para que os bons profissionais permaneçam decisórios na companhia.

Em constante treinamento, o colaborador tende a ser mais eficiente e produtivo, como por exemplo, um funcionário está na empresa a 10 anos e não recebe treinamentos de reciclagem, fica desatualizado, desmotivado e reduz a produtividade.  

O profissional precisa ser bem desenvolto para atuar neste setor, falar bem, ter carisma com os colaboradores, ter um contato próximo para desenvolver melhor as equipes durante o treinamento.

Quais são os setores do RH

6 – Relações Trabalhistas e Sindicais

Evitam conflitos realizando negociações com sindicatos, empregados e justiça do trabalho.  Mantendo uma relação harmônica entre a companhia e os seus colaboradores.

Quais são os setores do RH

7 – Segurança do Trabalho

Buscam a segurança e bem-estar físico no dia-a-dia dos colaboradores, monitoram, treinam e condicionam a empresa para evitar acidentes ou lesões por esforço repetitivo.

Quem realiza a fiscalização das condições de trabalho é o Engenheiro especializado ou Técnico de segurança do trabalho.

Quais são os setores do RH

8 – Medicina do Trabalho

Garantem a saúde e bem-estar físico dos colaboradores, o profissional responsável é o Médico do trabalho.

Somente empresas de grande parte possuem esse setor, as empresas de pequeno e médio porte terceirizam.

Quais são os setores do RH

A maioria das empresas pequenas não possuem todos os setores do RH, apenas o Departamento pessoal. Contratam empresas terceirizadas especializadas nessas atividades para a realização dos serviços.

Gostou do post? Comente!