Suzano, cidade sem padrão!

Suzano, cidade sem padrão! Suzano A cidade de Suzano ,assim como toda cidade de grande e médio porte, também tem O post Suzano, cidade sem padrão! apareceu primeiro em Df Projetos.

Suzano, cidade sem padrão!

Suzano, cidade sem padrão!

SuzanoA cidade de Suzano ,assim como toda cidade de grande e médio porte, também tem sua malha viria complicada. Neste estudo vamos falar da situação dos pontos de ônibus da cidade, e sobre o uso dos mesmos em sua totalidade.

Caminhando pela cidade, vemos uma falta de padrão nos pontos de ônibus. Muitos deles resistem ao tempo  somente com o mastro na calçada sem ao menos uma cobertura para fugir da chuva ou do sol e claro, com uma calçada muitas vezes deteriorada pelo tempo sem nenhuma manutenção. Suzano

suzano

Analisando o ponto de ônibus da Rua Tiradentes, que fica no centro de Suzano, vemos um cuidado com as proteções das intempéries. O ponto de ônibus é coberto e  protegido por vidro por todos os lados, exceto a sua frente que obviamente é por onde os passageiros fluem para dentro dos ônibus.

Nas cores amarela e preta, o ponto de ônibus é um ponto de referência da cidade até mesmo por ficar perto de um cartório e de duas praças principais  onde estão instalados correios, bancos e mercados.

O ponto de parada é composto por pilares de ferro e fechamentos de vidro e o teto de fibra de vidro. Para dar uma arejada na área foi feito um trabalho de jardinagem ou de paisagismo para melhorar a aparência e acomodar os passageiros gerando até mesmo um ambiente mais atrativo.

suzano 1

 

Como vemos na foto acima, já percebemos um problema com a circulação de pedestres no passeio, pois a parada de ônibus limita o trajeto dos mesmos por sobre a calçada. Isso acontece por conta do tamanho da parada de ônibus. Fazendo uma medida sem se apegar muito na exatidão, foi construído  um espaço de mais ou menos 90 cm para o pedestre passar em frente, ou até mesmo acessar a parada.

O banco é feito de madeira lisa sem nenhum anti derrapante ou uma nervura para evitar que moradores de rua ou pessoas se deitem nos bancos. Como morador do centro da cidade, por muitas vezes, já presenciei a polícia tendo que tirar pessoas que se instalaram na parada. No entanto, ela é satisfatória por fazer o que se pede em uma parada de ônibus, ou seja, proteger os pedestres, servir como   ponto de referência, iluminar a rua durante a noite, e claro, já virou um ponto de encontro do moradores da cidade.

CADASTRE SEU EMAIL E FAÇA O DOWNLOAD DO REVIT E GANHE UM CURSO GRÁTIS DE MAQUETE ELETRÔNICA 3DS MAX!

[mc4wp_form id=”9429″]

 

 Ponto de ônibus da rua General Francisco Glicério

suzano 4

 

Em seguida, virando a esquina da rua Tiradentes, também no centro de Suzano, já vemos a falta de padrão da cidade. Este ponto de ônibus está localizado na rua General Francisco Glicério, e veja que sua instalação está num lugar onde as pessoas se sentem inseguras e ele não protege muito do sol e da chuva e tem sua estrutura simples que não ajuda nesta função de proteger.

Sua estrutura é a base  de ferro, cobertura de fibra de vidro e bancos de madeira lisa sem nenhuma nervura para impedir que se deitem no ponto. Porém, a vantagem deste é sua instalação que na verdade ocupa menos espaço do que o outro que já vimos anteriormente, gerando uma maior fluidez de pedestres na calçada.

suzano 3

Na foto acima, já entendemos que este ponto de ônibus está suprindo as suas necessidades, ok , mas por outro lado, peca na  iluminação  e ele não está de acordo com as normas que deveria de fato existir para assegurar a proteção do pedestre.

Mapa da análise.

mapa suzano

Conclusão

Tendo em vista que a cidade não segue um padrão de uso de mobiliário público, ficamos preocupados com a integridade de quem usa estes equipamentos.A manutenção dos mesmos não tem sido recorrente, criando um problema na área da saúde e da limpeza da cidade que fica cada dia mais feia e maltratada pois são poucos os cuidados  tomados para que a cidade se mantenha limpa e segura.

Suzano é uma cidade que fica a poucos minutos de cidades com melhor qualidade de vida como Arujá e Mogi das cruzes, mas mesmo assim,  não toma como exemplo a limpeza e cuidados que estas cidades têm para com seus cidadãos.

Portanto, nós moradores da cidade, temos que tomar uma atitude de cidadãos e mudar este capítulo, fazendo com que os governantes mudem a forma de ver a circulação dos pedestres nas ruas.

 CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DAS NOSSAS FAMILIAS REVIT