taxa de ocupação

Taxa de ocupação em um projeto

Taxa de ocupação em um projeto As faculdades de arquitetura adoram falar que fazem um curso que contempla o dia dia do profissional, quando na verdade nos cursos vemos pessoas brincando de fazer projetos. Digo isso porque vejo muita gente indo para o mercado de trabalho aprender o que é taxa de ocupação, e sabemos que isso deveria ser ensinado na faculdade.

A taxa de ocupação é um número estipulado pelas prefeituras das cidades para um limite de ocupação do seu terreno, e cada cidade coloca um valor em detrimento do meio urbano e do meio ambiente, sendo que fica mais restrito no meio urbano do que em bairros menos adensados.

Se você mora em são Paulo ou está fazendo um projeto em são Paulo tem uma ferramenta ótima para achar estas taxas pelo menos na capital do estado, sendo eu neste site você pode achar além de cartilhas contando a lei do município, ainda tem as plantas atualizadas de toda a cidade.

Taxa de ocupação em um projeto

A taxa de ocupação é de fato um regular bem utilizado pela prefeitura para resolver problemas como construções que não são permeáveis, pois nos cálculos do uso do solo teremos que trabalhar com as taxas de permeabilidade, assim criando uma cidade mais permeável, e menos quente para nossos futuros moradores.

Vejo muitas empresas de arquitetura que negligenciam estas informações, preferindo pagar mais por uma ortoga honerosa do que fazer o projeto cm limites ambientais e regras dignas de fazer uma cidade melhor, e isso complica a vida de todos, não somente do morador em questão mais também de pessoas que estão próximo as esta obra em questão.

Antes de iniciar qualquer tipo de projeto, veja que para fazer o seu projeto de maneira a prefeitura aceitar este projeto, entenda que cada tipo de projeto deve ser feito dentro das normas, caso isso não seja feito, corre se o risco de levar multas pesadas, que muitos pagam por não saber como resolver problemas come leis simples.

Gostou do post? Comente!