Tipos de fundações na construção civil

Tipos de fundações na construção civil As fundações são elementos estruturais que servem para fazer a transferência de cargas da estrutura para o solo, assim mantendo de pé uma edificação em inúmeros casos de vertentes naturais ou não.

Tipos de fundações na construção civil
Tipos de fundações na construção civil

Para instalação de uma fundação ser perfeita, temos que levar em consideração o tipo de terreno que estamos trabalhando, então é muito importante que nós como profissionais conheçamos o terreno, e podemos fazer isso usando a sondagem do terreno ou  como conhecemos Sondagem SPT.

Então tendo estudado o terreno saberemos com mais certeza que tipo de fundação poderemos usar no nosso projeto.

Com todo os documentos de projeto e sondagem na mão, podemos escolher entre dois tipos de fundações a serem usadas, a fundação direta e a fundação indireta.

Fundação direta

As fundações diretas são aquelas que estão sobre a superfície do solo, pousando toda sua carga na superfície do solo, assim transmitindo toda a carga da edificação sobre o solo. Nas fundações diretas a base do elemento estrutural, transmite diretamente ao solo todos o peso da edificação, considerando apenas o apoio do elemento como estrutura de recebimento da carga.

Fundações indiretas

As fundações indiretas são aquelas que transmitem a carga da edificação pela lateral do elemento estrutural, sendo assim a forma de fundação mais usada em muitos casos, pois em muitos solos aqui no Brasil a fundação direta não pode ser aplicada. A transmissão da carga para o solo se da pelo atrito lateral, aonde usando um formato longitudinal vertical a estrutura gera atrito no solo em questão, assim gerando força e contra peso para estrutura ficar em sua perfeita ordem.

Tipo de fundações indiretas

Quanto a profundidade das fundações classificamos as fundações de duas formas, as fundações rasas e as fundações profundas.

Fundações rasas

As fundações rasas são determinadas pela medias ou pouca profundidade alcançada pelo elemento estrutural, sendo assim uma fundação rasa se da quando esta fundação chega no máximo a 2 m de profundidade.

Fundações profundas

As fundações profundas são usadas em estruturas de grande porte, ou em terrenos de baixa qualidade para uma estrutura mais simples, e a mesma se da quando este elemento estrutural passa dos 2 m de profundidade, sendo assim mais ideal para estruturas mais complexa.

Qualificando as fundações em duas categorias

Na tabela abaixo fizemos a qualificação de fundações que são muito usadas hoje na construção civil, estas fundações esta denominadas como fundações rasas, fundações profundas e fundações indiretas, onde todas estão qualificadas como elementos estruturais mais comuns.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DOS SLIDES

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA TABELA DE FUNDAÇÕES