Urbanismo em destaque no próximo século.

Já temos 16 anos do século 21, e ainda temos o mesmo problema do século passado. Mas é evidente que O post Urbanismo em destaque no próximo século. apareceu primeiro em Df Projetos.

Urbanismo em destaque no próximo século.

Já temos 16 anos do século 21, e ainda temos o mesmo problema do século passado.

Mas é evidente que temos já temos a resposta do que mudar na vida das pessoas e das cidades, e essa resposta saiu de um problema que acima de tudo não tinha como continuar sendo negligenciado.

O urbanismo que desde o inicio de século XX foi dado como inovação e solução para os problemas humanos, hoje é o problema de quase todas as metrópoles do mundo, fazendo o pedestre ser jogado para os cantos das ruas, e casa se tornarem fortalezas contra as batidas de carros em sua porta de entrada.

Aos poucos vemos as cidades mudarem, mas ainda é muito pouco.

Sabemos que mudar isso não será fácil, sabemos que mudar o ponto de vista de quem usa carro não é uma coisa assim que se muda do dia para noite, mas esta sendo mudado de alguma forma.

Os governantes têm dito que devemos mudar a escala da cidade, deixar de projetar ruas somente para carros, somente para caminhões e ônibus gigantes e fazer as pessoas se locomoverem pela cidade de forma um pouco mais contemplativas do que comercial.

Andar por algumas cidades como São Paulo, por exemplo, é de fato uma aventura, ou uma forma de testar seus extintos de sobrevivência, é tentar embarca num buraco de ruídos distintos que clamam por sua atenção, é ver como tudo é diferente ao mesmo tempo igual, ou olhar os vultos dos carros que passam com um tripulante dentro que ignora a cidade como um todo.

E como mudar isso? Ou pelo menos amenizar o problema.

Nosso papel como membro da sociedade como um todo, temos que reivindicar a cidade de volta. Planejar junto com os que detêm o poder, participar de planejamentos que importam para a mobilidade das pessoas na cidade. Veja que todo o dia tem mudanças na cidade como um todo, muitas vezes  sem consentimento dos moradores.

Para mudar mesmo temos que projetar as vias para os habitantes, e desenhar para a escala humana, pois sem esses indivíduos circulando pela rua não temos um cidade de verdade, temos apenas um cidade de passagem. Um dos grandes problemas das cidades pelo mundo, é seus esvaziamento depois do horário de pico, pois seus habitantes não tem o interesse em andar nas ruas ou disputar o espaço com os carros, a cidade não os convida para esta pratica e se este convite as pessoas não retornam as ruas para confraternizar aquilo que é deles.

Para finalizar, este século vai trazer a cidade de volta aos cidadãos, isso vai acontecer, eu talvez não veja acontecer, mas que isso venha por que esta mudança será bem vinda.

[ls_button icon_right=”fa-home” color=”default” url=”http://bit.ly/25vs8vA” target=”_self” ]VEJA AQUI NOSSO CURSOS[/ls_button]

O post Urbanismo em destaque no próximo século. apareceu primeiro em Df Projetos.