Df Projetos

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Nos arquiteto também lidamos com a obsolescência programada?

Primeiro vamos falra sobre o que é obsolescência programada!

Este termo na verdade não é muito trabalhado em lugares comuns por que de fato é um termo que incrimina muita gente que se usa desta forma de fabricação pois este termo se trata de você fazer as pessoas consumirem mais fazendo com que elas troquem seus produto com mai frequência, ou seja produtos com menos tempo de vida. obsolescência programada

Monte sua loja virtual agora!

Veja bem a diferença você tem que fazer um produto de qualidade que não dure muito pois se este mesmo produto dura muito tempo nas mão dos consumidores por que ele seria trocado no mês seguinte, entenda que hoje temos vários produtos para não dizer todos que alem de ter uma via útil ridícula ainda são de fato sem muita qualidade e ainda temos um pais que mestre em fazer estes tipo de produto china. obsolescência programada

Monte sua maquete eletrônica agora!

Como vivemos numa sociedade capitalista é normal falar em consumo exagerado e tem muita gente que bate no peito para dizer que é consumista, porem não vemos muitos dando a real importância para este problema que é o descarte de todo este lixo que é jogado fora todos os dias, ja se perguntaram pra onde vai todo o s lixo feito pela obsolescência programada.

imagem28284

Bom na década de 20 tivemos a criação de uma lampada que durava até 2500 horas porem imaginem uma lampada que não se apaga e claro ilumina a vida inteira de uma criança, ou seja, esta criança ja mais viu seu pai trocar uma lampada então quando adulta esta criança nãontendera que a troca periódica de uma lampada é necessária fazendo assim as vendas caírem e isso ninguém no mundo capitalista quer.

Monte sua maquete eletrônica agora!

Bom trazendo para o nosso dia dia de arquiteto será que estamo projetando produtos duradouros? Será que a cidade que estamos projetando esta sendo alem de usual ela é sustentável? Devemos responder esta pergunta projetando para o futuro pensando sempre que a cidade as casas os edificil ficaram para as gerações que vem a frente por isto não devemos projetar nada descartável por que o lixo se geraria seria de um tormento para a natureza.

 

Pensar não somente no uso mas também no poder de adaptabilidade de um projeto também faz parte do nosso oficio, pensar que uma sala ou um quarto pode virar um escritorio ou até mesmo uma varanda pode ajudar no reuso de uma casa ou de uma apartamento.

Bom este assunto poderia levar dias para ser discutido mas fica aqui a minha forma de alerta o que vira por ai se não pensarmos que o futuro é amanha, então devemos pra ontem projetar como futurista e não como imediatistas!

 

 

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: