Laje de concreto armado

Laje de concreto armado Lajes de concreto armado é forma mais usual no Brasil de fazer peso superiores, pois com O post Laje de concreto armado apareceu primeiro em Df Projetos.

Laje de concreto armado

Laje de concreto armado Lajes de concreto armado é forma mais usual no Brasil de fazer peso superiores, pois com a facilidade de executar este tipo de elemento estrutural, e também pela abundancia de mão de obra que sabe fazer este tipo de elemento.

A laje de concreto armado, é de fato uma grande descoberta dos engenheiros e arquitetos, pois ela tem uma vida útil muito grande, se feito da forma correta, e também anula muito ruído para dentro das casas, e gerando também um ambiente agradável para que morar abaixo dela.

Usada muito em edifício, as lajes podem ser feitas de varias maneiras, e segue sempre algumas regras que vamos discutir aqui no texto.

laje de concreto armado

Laje de concreto armado

Como ingrediente principal temos o concreto armado, e claro as formas e os vigotas e lajotas que vão receber todo o concreto, mas temos que salientar que as armações que são feitas para as lajes têm suas características.

As armações seguem duas direções principais, e sempre segue até o centro da laje, ou então até a viga transversal da mesma, e todo o esforço que será feito pelo peso da laje se nesta viga transversal, de deve ser reforçada , porque além do peso da laje ainda vai receber as cargas futuras.

Vamos ver agora alguns tipos de lajes que temos no mercado e algumas características delas.

Laje armadas em duas direções

Este tipo de laje armada é muito comum, por ser fácil de atender vários tipos de vão a serem vencidos pelas lajes. Uma laje armada em duas direções é bem simples, temos ferros passando na transversal e temos ferros passando na linha longitudinal da armação, trazendo assim um travamento da armação para que a função da tração do ferro junto a compressão do concreto seja mais efetiva.

Lembrando que o ferro mais fino fica sempre na transversal, por ser geralmente o lado menor da laje, e na longitudinal ficar sempre uma bitola de ferro mais grosso que vai ajudar na estrutura desta laje.

Laje armadas em duas direções
Laje armadas em duas direções

Laje armada em uma direção

Este tipo de laje não é muito usual, mas também existe como solução para lajes menores, que não pretendem vencer grandes vão, pois, este tipo laje uma resistência menor as cargas a serem aplicadas, mas é ótimo para pequenas lajes, assim economizando em material e mão de obra.

Laje armada em uma direção é bem simples, temos os ferros amarrados em uma direção somente, seja ela longitudinal ou transversal, para que o concreto armado venha por cima desta armação e trabalhe o seu aglutinamento de forma correta.

Laje armadas em uma direções
Laje armadas em uma direções

Armação positiva das lajes

Todas as duas lajes e tipos de armações que citamos acima, se enquadra no sistema de armação positiva, pois suas armações de ferro se entremeiam de forma simples, e estão ali para exercer a função de receber e aguentar as cargas positivas futuramente empregadas na mesma.

Armação negativa das lajes

A armação negativa se entre a junção da viga a laje, geralmente neste ponto a laje está tendo ali o momento negativo que deve ser combatido com armação negativa que vai inibir este maleficio.

A armação se da colocando ferro em forma de U entre a  laje e a viga, gerando assim um travamento do concreto armado junto aos ferros, melhorando resistência a cargas futuras aplicadas.

Armação negativa das lajes
Armação negativa das lajes

Lajes em balanço

O sempre polêmico balanço na construção civil, este elemento deve sempre ser calculado separadamente, pois assim temos que saber para que esta laje me balanço vai ser usada, pois a mesma tem suas limitações.

Uma laje em balanço se quando uma parte da laje sai para fora da edificação sem apoio aparente, geralmente em um conta simples se usa o cálculo de 2,5 vezes o tamanho da laje original para forra da edificação, para que fique e, pleno vou ou balanço.

Lembremos também que a laje em balanço deve ser sempre alguns centimentros a mais espessa que a laje onde a mesma está acoplada, pois isso vai ajudar na resistência e na qualidade desta laje em balanço.

Lajes em balanço
Lajes em balanço

Laje nervurada e suas estruturas

As lajes nervuradas consistem em pequenas vigas (nervuras) que tem entre sim um distanciamento padrão elegível pelo calculista, dependendo do vão a ser vencido.

Essas nervuras podem ser feitas em uma direção ou em duas, como dito acima o calculista que define o distanciamento e também a sua posição com relação a edificação, isso dependendo do vão ser vencido.

Para execução de uma laje nervuda, usamos alguns materiais a mais para sua confecção, o isopor ou moldes metálicos para formar as nervuras de forma correta e igualitária para todas as nervuras.

Este tipo de laje é muito usado em estacionamento cobertos, pois a grande qualidade deste tipo de laje é que ela pode vencer grandes eliminando em alguns caso o uso de muitos pilares como escoramento da estrutura.

Laje nervurada e suas estruturas
Laje nervurada e suas estruturas

Passamos aqui por algumas lajes e seus tipos de armações, pois temos que saber muito mais sobre este assunto, porque nossa arquitetura brasileira depende muito do concreto armado, sendo assim temos que nos munir do melhor conhecimento da ferramenta em nossas mãos.

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