Aumente a sua produtividade com a técnica Pomodoro

Segundo o livro de Francesco Cirillo “The Pomodoro Technique” (A Técnica Pomodoro) … Procurando combater a ansiedade e terminar as leituras para uma prova quando era universitário, Francesco Cirillo desenvolveu o que se tornou seu famoso sistema para melhorar a produtividade. Usando um timer de cozinha em forma de tomate (pomodoro em italiano), ele dividiu o tempo em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso entre eles. Assim, foi capaz de obrigar a mente a focar no que requeria atenção naquele momento específico, concluir a tarefa e deixar a mente calma de novo.

“Este método é capaz de fazer qualquer pessoa aprender a ter foco.” (The Wall Street Journal).

O fato de trabalhar sem interrupções (100% focado) melhora a sua concentração e desemprenho, seja nos estudos ou no trabalho. Terá aumento de produtividade e qualidade no seu dia.

O método consiste em trabalhar 25 minutos e descansar 05 minutos, ao final de 04 ciclos o descanso deverá ser de 15 minutos a 30 minutos. Existem alguns sites que auxiliam na contagem do tempo, como por exemplo:

Tomato Timer (https://tomato-timer.com/)

Pomodoro Tracker (https://pomodoro-tracker.com/)

Online Timer (http://www.online-timers.com/)

Evite ao máximo as interrupções, só utilize o celular se for algo urgente, se te chamarem no WhatsApp para conversar, avise que esta ocupado e só poderá retornar em 15 minutos por exemplo (esse tempo será de acordo com o período do seu Pomodoro).

Antes de iniciar a técnica Pomodoro faça um inventario de tarefas, anotando todas as tarefas e não só as do dia. Escolha as tarefas com maior prioridade. Estabeleça quanto tempo precisa para terminar cada tarefa (precisa de quantos pomodoros? Crie esse habito).

Por exemplo. Você precisa entregar um relatório extenso, divida as tarefas. Primeiro a pesquisa, que precisara em média 50 minutos para realizar, então calcule 2 pomodoros. Finalizando esta tarefa irá fazer a análise de dados que levara em média 20 minutos, mais 1 pomodoro… assim você vai compondo as tarefas do dia.

Atente-se para não lotar o seu dia de tarefas, pois imprevistos podem acontecer e você irá se perder no seu cronograma.

Caso termine a sua tarefa antes de 25 minutos, aproveite para revisar e fazer ajustes finais.

Nas pausas de 05 minutos você pode ir tomar um café, ir ao banheiro, ver suas redes sociais, é um tempo para respirar. As pausas relaxam a mente e não te deixa sobrecarregado.

Uma dica para manter a concentração e aumentar a criatividade no ciclo do Pomodoro é ouvir música clássica, um exemplo é a trilha sonora do filme Amélie Poulain.

Não existe magica para eliminar a procrastinação, é necessário ter foco e determinação.

Gostou do post? Comente!