Como fazer a missão, visão e valores da empresa?
Estratégias Organizacionais O ponto de partida do planejamento de negócios das empresas deve conter: a Missão, a Visão e os O post Como fazer a missão, visão e valores da empresa? apareceu primeiro em Df Projetos.
Estratégias Organizacionais
O ponto de partida do planejamento de negócios das empresas deve conter: a Missão, a Visão e os Valores que representam a essência, os sonhos e os princípios sobre os quais ela é regida.
É um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.
“O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los” (Idalberto Chiavenato)

Missão é a razão da existência de uma empresa, das pessoas e de seus profissionais a longo prazo, futuro.
Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:
- O que a empresa faz? Como por exemplo (fornece, presta serviços, produz, fabrica…)
- Para quem? Como por exemplo (mercado, clientes, público, mulheres, crianças…)
- Por que a empresa existe? O que ela tem de diferencial? Como por exemplo (qualidade, desenvolver novas tecnologias, confiança, segurança…)
Exemplo de Missão:
Empresa Fictícia: Belissima LTDA
“Fabricar maquiagens com filtro UV para proteção e cuidados com a pele, realçando a beleza e essência da mulher”.
Visão é o conjunto de objetivos e metas que uma pessoa, uma área ou empresa quer atingir no futuro a médio prazo, em média em 5 anos.
Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:
- No que a empresa quer se tornar? Como por exemplo (líder de mercado…)
- Onde nós estaremos? Como por exemplo (região, estado, pais, mundial…)
- O que a empresa será e construirá? Como por exemplo (solida, de credibilidade, construir rede de relacionamentos…)
- Os recursos investidos estão levando a empresa para aonde? Como por exemplo (ultrapassar as outras empresas…)
Exemplo de Visão:
“Tornar-se líder no mercado de maquiagens, na região do alto tiete em ate 2 anos, construindo rede de relacionamento”.
Valores são os princípios, crenças e paradigmas que orientam o comportamento e as atitudes das pessoas em âmbito pessoal ou profissional a curto prazo, o agora.
Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:
- Que valores e condutas a Organização e seus colaboradores devem adotar em suas relações? Como por exemplo (honestidade, integridade, transparência, inteligência, inovação, inspiração, flexibilidade…)
- Que colaboração socioambiental a Organização tem nos lugares em que atua? Como por exemplo (responsabilidade social, sustentabilidade…)
Exemplo de Valores:
Cuidados com a pele
Matéria prima de qualidade
Foco no rejuvenescimento
Respeito e união entre os colaboradores
Cuidado e preocupação com o meio ambiente
O segredo do sucesso é ter estes três pilares bem estruturados na sua empresa; sempre acompanhar se esta sendo seguido e se precisar mudar algo, mude, inove. Não é um modelo engessado, faça alterações quando for preciso. Este é o primeiro passo do seu plano de negócios.


O post Como fazer a missão, visão e valores da empresa? apareceu primeiro em Df Projetos.