Como fazer a missão, visão e valores da empresa?

Estratégias Organizacionais

O ponto de partida do planejamento de negócios das empresas deve conter: a Missão, a Visão e os Valores que representam a essência, os sonhos e os princípios sobre os quais ela é regida.

É um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.

“O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los” (Idalberto Chiavenato)

Como fazer a missão, visão e valores da empresa

Missão é a razão da existência de uma empresa, das pessoas e de seus profissionais a longo prazo, futuro.

Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:

  • O que a empresa faz? Como por exemplo (fornece, presta serviços, produz, fabrica…)
  • Para quem? Como por exemplo (mercado, clientes, público, mulheres, crianças…)
  • Por que a empresa existe? O que ela tem de diferencial? Como por exemplo (qualidade, desenvolver novas tecnologias, confiança, segurança…)

Exemplo de Missão:

Empresa Fictícia: Belissima LTDA

“Fabricar maquiagens com filtro UV para proteção e cuidados com a pele, realçando a beleza e essência da mulher”.

Visão é o conjunto de objetivos e metas que uma pessoa, uma área ou empresa quer atingir no futuro a médio prazo, em média em 5 anos.

Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:

  • No que a empresa quer se tornar? Como por exemplo (líder de mercado…)
  • Onde nós estaremos? Como por exemplo (região, estado, pais, mundial…)
  • O que a empresa será e construirá? Como por exemplo (solida, de credibilidade, construir rede de relacionamentos…)
  • Os recursos investidos estão levando a empresa para aonde? Como por exemplo (ultrapassar as outras empresas…)

Exemplo de Visão:

“Tornar-se líder no mercado de maquiagens, na região do alto tiete em ate 2 anos, construindo rede de relacionamento”.

Valores são os princípios, crenças e paradigmas que orientam o comportamento e as atitudes das pessoas em âmbito pessoal ou profissional a curto prazo, o agora.

Para elaborar é preciso responder a algumas perguntas como:

  • Que valores e condutas a Organização e seus colaboradores devem adotar em suas relações? Como por exemplo (honestidade, integridade, transparência, inteligência, inovação, inspiração, flexibilidade…)
  • Que colaboração socioambiental a Organização tem nos lugares em que atua? Como por exemplo (responsabilidade social, sustentabilidade…)

Exemplo de Valores:

Cuidados com a pele

Matéria prima de qualidade

Foco no rejuvenescimento

Respeito e união entre os colaboradores

Cuidado e preocupação com o meio ambiente

O segredo do sucesso é ter estes três pilares bem estruturados na sua empresa; sempre acompanhar se esta sendo seguido e se precisar mudar algo, mude, inove. Não é um modelo engessado, faça alterações quando for preciso. Este é o primeiro passo do seu plano de negócios.

Como fazer a missão, visão e valores da empresac
Como fazer a missão, visão e valores da empresa

Gostou do post? Comente!