Como fazer um planejamento pessoal e profissional?

Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita ter uma visão realista do mercado atual e estruturar as metas para o futuro.

Planejar envolve questionamentos como: O que fazer? Como? Quando? Para quem? Por que? Por quem? Onde? É necessário sentar e pensar nas respostas destas perguntas, para que assim possa ter uma visão clara de onde quer chegar, seja na vida profissional e pessoal.

Como fazer um planejamento pessoal e profissional

É preciso ter Atitude para alcançar os seus Objetivos!

Avalie se possui atitude proativa ou atitude reativa:

Atitude Proativa: a pessoa gosta de dar feedback com o objetivo de ajudar o desenvolvimento do outro; possui desejo de mudança, um espírito renovador; age antecipadamente; não tem medo; se adapta facilmente a novas situações; aceita as opiniões; enxerga oportunidades; assume obrigações.

Atitude Reativa: a pessoa não aceita feedback; possui espírito conservador; tem medo de mudanças; é apegado a tradições e crenças; não se preocupa antecipadamente; se lamenta e justifica os motivos pelo qual não executou determinada tarefa; vê como obrigação ter que participar de reuniões.

O profissional proativo é muito bem visto pelas empresas, pois é uma pessoa decidida, de iniciativa, ousada. Se deseja crescer profissionalmente e como pessoa, pense nas atitudes que está tendo.

Como fazer um planejamento pessoal e profissional

É muito importante ter um planejamento de carreira, saber aonde deseja chegar, aonde estará daqui a 2 anos ou 5 anos, o que irá estudar, até quando, quer parar no doutorado ou no mestrado.  

No planejamento pessoal, avalie o que te faz bem, se irá casar e ter filhos, em quanto tempo, ou se prefere viver solteiro e independente.

O planejamento reduz as incertezas, prepara você para enfrentar situação inesperadas, controla e prevê o futuro e não é algo definitivo, pode ser reinventado a qualquer momento.

Pegue papel e caneta e comece a fazer o seu planejamento pessoal e profissional, veja os 4 passos:

Etapas para o Planejamento

1 – Estabelecer Objetivos

Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar.

Faça uma lista das coisas que deseja.

Estudar? Comprar um carro? Comprar uma casa? Ter independência financeira? Fazer uma viagem internacional?

Como fazer um planejamento pessoal e profissional

2 – Estabelecer metas

Meta é a definição em termos quantitativos (valores), e com um prazo determinado.

Avalie o quanto de dinheiro precisa para alcançar cada objetivo e em quanto tempo.

Quanto de dinheiro preciso acumular para a viagem? Para os estudos? Para o casamento? Para ter filhos? Para comprar o carro? Em quanto tempo?

3 – Definir métodos de ação

Forma pela qual chegaremos ao cumprimento daquilo que foi planejado.

Pesquise o que será necessário para colocar em pratica o que está no papel.

O que preciso, para uma viagem internacional? Ter passaporte? Comprar malas? Comprar roupas de acordo com o clima do país? Escolher a data?

O que preciso para estudar? fazer a matricula no curso desejado?

Como fazer um planejamento pessoal e profissional

4 – Executar as metas

Colocar em pratica, levar a efeito, cumprir o que fora planejado.  

Tirar o passaporte; fazer reserva de hotel; fazer reserva de passagem área… Fazer a matricula na faculdade…

Como fazer um planejamento pessoal e profissional

Fazer um planejamento não é difícil, porem é algo que tem de ser feito com calma, bem detalhado e sempre manter o foco nos objetivos. Crie o habito de planejar tudo, tire as ideias da mente, escreva no papel, estabeleça prazos e terá os resultados esperados. Se algo não sair como planejado, replaneje.