Cores quentes e cores frias, como combina-las

Cores quentes e cores frias, como combina-las?

Cores quentes e cores frias, como combina-las? As cores que escolhemos para decorar ou pintar as paredes, são um grande fator que influencia o conforto, ou o desconforto do ambiente, aprenda como combinar cores frias e cores quentes!


O que encontramos no círculo cromático (ou roda das cores), são as cores do espectro solar (ou, as cores providas pela luz solar) que são:
As cores primárias (cores puras não resultantes de nenhuma mistura), cores secundárias (a mistura das cores primárias), e as cores terciárias (resultado da mistura das cores primárias e secundárias). Cores quentes e cores frias, como combina-las?
Então, as classificações das cores são; aquelas denominadas “Cores primárias”: Amarelo, o azul e o vermelho. Enquanto as cores secundárias são o laranja, o verde e violeta, já às seis cores terciárias são a turquesa, carmim e o verde limão. Cores quentes e cores frias, como combina-las?

Cores quentes e cores frias, como combina-las?

O círculo cromático, também pode distinguir as cores frias, das cores quentes, que são elas: violeta, azul e verde as frias; e vermelho, laranja e amarelo as quentes. Essas cores, podem mudar a dimensão de um cômodo, por exemplo, se usarmos cores quentes em ambientes pequenos, eles podem se tornar desconfortáveis e asfixiantes. Já as cores frias em ambientes grandes, podem trazer a sensação de vazio e se tornaria um ambiente infeliz. Cores quentes e cores frias, como combina-las?
Existe também a opção de criar variantes mais escuras, misturando o preto, as mais claras, misturando o branco, ou o cinza, quanto mais cinza na mistura, mais neutra, ou pastel, ela fica.
Já a luz, deve ser levada em consideração na escolha entre cores quentes ou frias, seja ela natural ou artificial. A luz ajuda a intensificar as cores, ou seja, cores quentes ficariam muito mais quentes, e cores frias, muito mais frias. Cores quentes e cores frias, como combina-las?
Uma sugestão, é aplicar cores quentes em ambientes que recebem pouca luz natural, e refrescar ambientes com que recebem muita luz natural, com cores frias.

Vermelhos, laranjas e amarelos;

São considerados cores vibrantes e trazem uma sensação de vivacidade e intimidação, podem ser usados como contraste, as cores opostas no círculo cromático, ou seja, vermelho e verde, laranja e azul, amarelo e roxo. Cores quentes e cores frias, como combina-las?

Roxos azuis e verdes;

Podem ser usados para acalmar o ambiente, e trazer uma sensação relaxante, que também podem ser usadas com suas cores opostas no círculo cromático.

Sobre os contrastes;

As cores que se opõem no círculo cromático, podem ser usados como contraste, seja qual for a cor dominante; porém, é recomendado usar seus contrastes em pequenas doses, para chamar atenção em pequenos objetos, janelas e portas, e tirar o clima vivo demais, ou vazio demais do ambiente. Cores quentes e cores frias, como combina-las?
Podem também ser suavizados com tons de branco, marrom, bege, creme, e cinza, ou seja, os tons neutros, ou pasteis. Os tons neutros são um ótimo recurso, pois, além de não chamarem tanta atenção, também combinam com quase todas as cores do círculo cromático. Cores quentes e cores frias, como combina-las?
Um jeito criativo de usar os tons neutros como cor dominante na decoração, é destacar objetos com cores primárias, criando um ambiente confortável aos olhos dos moradores.

1 comentário em “Cores quentes e cores frias, como combina-las?

Gostou do post? Comente!