Df Projetos, arquitetura e design de interiores

ARTIGOS

artigos, que falam de grandes artigos Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades na arquitetura, de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado num sonho transformador.

Um arquiteto corrupto

Como em todas as áreas de atuação profissional no Brasil (Um arquiteto corrupto) temos em nossa profissão pessoas que usam de forma ilícitas para macular um regime de ética e verdade da arquitetura.

Hoje faço este texto em protestos aos arquitetos que fazem, de maneira criminosa, contratos que são obscuros e que de limpo não tem anda.

Tenho sabido que na minha cidade, arquiteto do governo, ou seja servidores públicos, tem cobrado propina para aprovar projetos de empresas de pequenos e grande porte, e assim manchando uma pratica de ética e de confiabilidade arquiteto e cliente.

Um arquiteto corrupto

Esses profissionais estão pensando somente no agora, esquecem que este tipo de pratica macula os profissionais futuros, pois os mesmos não conseguirão provar a sua idoneidade perante a população.

Muitos arquitetos recém formados acabam caindo nesta armadilha, fazendo este tipo de trambique com as empresas, pois para as empresas ter seus projetos rapidamente aprovado, em detrimento dos valores da sociedade, ou preocupação ambiental, e de suma importância para começar a produzir e gerar lucro.

Sempre que vejo este tipo de coisa acontecendo, lembro de momentos de protestos contra a corrupção no Brasil, onde o povo pede mais honestidade dos políticos, mas me diga, como pedir honestidade, sendo que nem as pessoas que vivem em comunidade se respeitam?

A luz do momento em que vivemos, a corrupção tem sido um assunto bastante discutido, pois não deveria ser diferente entre nossa área de atuação, deveríamos sim falar mais abertamente de práticas e sujam nossa profissão.

Corrupto sempre corrupto

Sempre que estou com um cliente e ele fala sobre aprovar o projeto na prefeitura, logo vejo em seus olhos a dúvida de quanto eu vou cobrar para subornar o arquiteto do governo.

Eu sempre digo que se não conseguir aprovar o projeto na prefeitura o culpa é minha, e que todos os encargos do mesmo já está sendo cobrado nos meus honorários, assim o cliente fica ciente que eu não só, não vou ser desonesto e fazer um projeto que não esteja de acordo com a legislação, mas que ainda vou fazer o projeto dele ir para frente, sem entraves no âmbito público.

Sejamos mais honestos, porque quanto mais pessoas fazendo coisas erradas na nossa área, mesmo confiança teremos em nossa carreira como arquitetos.

One comment on “Um arquiteto corrupto

Gostou do post? Comente!

%d blogueiros gostam disto: