Definição da profissão na arquitetura

Definição da profissão na arquitetura

Definição da profissão na arquitetura Finalizei a faculdade de arquitetura, fui ao mercado de trabalho e não consegui nada, ou seja, ou eu escolhi o curso errado ou o mercado é ruim mesmo…

Esta fala ai de cima se repete todos os anos com alunos que se formaram em arquitetura e urbanismo, muitos deles até hoje tentando achar um lugar ao sol no mercado de trabalho, o que desde já eu digo que será realmente complicado, pois você precisa definir algumas coisas na sua carreira para realmente se preparar para o mercado de trabalho.

Antes de qualquer coisa, de uma olhada no seu curriculum, veja se você realmente atende aos requisitos proposto para a vaga em questão, é bem provável que você não atenda os requisitos, pois a faculdade te treinou para ser um arquiteto, e isso é muito vago, pois um arquiteto passa por varias áreas e é nesta hora que você deve saber se realmente esta preparado.

Definição da profissão na arquitetura

Não tem como no mundo da arquitetura você arquiteto fazer tudo, sempre você vai trabalhar com uma equipe multidisciplinar, ou seja, você somente trabalhar com documentos da obra, com a gerência da obra e nunca pegar em um projeto na sua vida toda como profissional.

Então entenda de uma vez, que sem especialização em uma área você somente será um arquiteto a mais, perdido no mercado. Escolha uma área para atuar e invista nela, com cursos preparatórios e com vagas de empregos que vão lhe proporcionar aprendizado nesta área, porque é esta área que vai te trazer dinheiro no mercado.

Ficar achando que a simples vaga de arquiteto vai te fazer ganhar dinheiro, é um pensamento muito pequeno para sua vida profissional.

Agora mesmo você pode estar dizendo que nunca vai se submeter a empregos que pague menos do que você ganha hoje, e eu acho isso até louvável. Mas entenda uma coisa, só aprendemos coisas quando estamos precisando, e neste momento você precisa aprender, e ninguém vai te pagar bem para ensinar, e ninguém vai te pagar para você ser ensinado.

Assim realmente neste inicio de carreira você vai ter que baixar a cabeça e aprender sobre a área escolhida e depois de aprender você pode montar sua empresa e começar a ganhar dinheiro com aquilo que aprendeu junto com o conhecimento que você tem hoje.

Além de tudo isso dito acima, tente também ensinar as pessoas que querem aprender, pois queremos sim ver nosso mercado forte, disputado, pois quanto mais trabalhos bem feitos mais as pessoas vão intender a importância de um arquiteto em obras pelo Brasil a fora.

Gostou do post? Comente!