Locação da obra com execução

Locação da obra com execução Nesta série de post vamos falar sobre o que é realmente uma locação obra, ou seja, vamos começar nossa obra no terreno e assim começar ver o projeto sair do papel, neste momento todos os projetos já devem estar prontos para que tudo seja feito de forma correta.

Locação da obra com execução
Locação da obra com execução

A locação da obra é o processo de transferência do projeto para o terreno, por meio de marcações feitas no solo, assim gerando a base ou o gabarito da edificação, para que possamos fazer todas as partes do projeto se encaixa no terreno que temos em mãos.

Neste momento temos também que estar na obra, nós arquitetos e engenheiros que foram responsáveis pelo projeto, porque todas as marcações devem estar de acordo com o está nos projetos, pois qualquer erro neste inicio pode ser levado para edificação, causando problemas nos aspectos futuros da obra.

Estando na obra o responsável pela construção deve exigir o máximo de assertividade dos seus colaboradores, usando sempre as medidas corretas que serão aplicadas no projeto.

Podemos usar dois tipos de medidas. As medidas de Nível (RN) e as medidas em cotas (0,0) ou então como sabemos que é muito usado na obra, a combinação das duas formas de medição.

Locação da obra com execução
Locação da obra com execução

Processo de locação da obra por gabarito.

Aqui vamos usar madeiras para prender nossas linhas de construção e vamos dar inicio as medições, assim gerando algumas intersecções que formarão nossa edificação em um formato de gabarito da obra.

Montamos cavaletes nivelados com pregos no meio deste cavalete para gerar a medida de forma correta assim sem perder a forma nem o nivelamento do nosso sistema de construção.

Desta forma economizamos madeiras e outros componente que seriam necessários para fazer um gabarito fixo, e com esta forma de fazer o gabarito usamos somente alguns cavaletes e linhas de nylon, que são baratos tem a mesma função de um gabarito de madeira.

Locação da obra com execução
Locação da obra com execução

Nivelamento das estacas na locação da obra.

Após serem colocadas em seus devidos locais, com as medidas perfeitamente no lugar, podemos começar a nivelar todas as estacas, assim também podemos usar uma mangueira com água e fazer o nivelamento por pressão.

Usamos a mangueira cristal (mangueira transparente) e esta mangueira deve ter no mínimo 12mm ou no máximo 15mm e estar cheia de água sem bolhas para não dar erros na medição do nível das estacas e da linha de nylon.

Escolhemos um ponto especifico de cada pontalete para fazer a transferência do nível, assim repetindo para todos os níveis a serem nivelados.

Após feito todas estas etapas de transferência do projeto para o terreno temos que tomar o cuidado com todas as marcações, pois qualquer mudança nas medidas previstas, podem mudar o projeto ou então dificultar a instalação de algum projeto no futuro da obra.

Locação da obra com execução
Locação da obra com execução

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO SLIDE