Reserva de projeto para escritório de arquitetura

Reserva de projeto para escritório de arquitetura

Reserva de projeto para escritório de arquitetura Como você administra seu escritório de arquitetura? Como você lida com as baixas de projetos?

Estas perguntas eu me fiz quando iniciei o meu escritório de arquitetura, e pasmem eu não tinha como responder porque eu não tinha esta resposta para dar. Assim tive que aprender da pior forma possível, pois tive quase que fechar a minha sala comercial para pagar algumas dividas.

Depois disso corri atrás de informações importantes, tais como, organização das finanças da empresa, organização na forma de trabalhar e projetar, remanejamento de investimentos em equipamentos e muito mais.

Reserva de projeto para escritório de arquitetura

Com isso tive varias melhoras no meu negocio, e mesmo assim ainda hoje veja algumas dificuldades pertinentes a ser empreendedor no Brasil. Tive que aprender a vender, ter um melhor atendimento para meu cliente e fazer com os meus parceiros entendessem como atender este cliente da forma correta.

Tudo isso demorou mais de um ano para dar resultado, tudo com muita dificuldade, pois os trabalhos começaram com um baixo investimento e foram ficando mais elaborado de acordo a melhora do mercado aqui no estado de São Paulo.

Sendo assim a dica que eu dou para quem esta com dificuldade com seu escritório, e também para quem já tem um escritório de arquitetura, tenha emnte que você deve guardar 30% de cada projeto que deu lucro para seu escritório, ou seja não ache que tudo que você ganha com seus projetos é seu, na verdade seu escritório faz parte da sua família, portanto também e um gasto a ser considerado.

Depois de se habituar a fazer isto verá que você vai poder fazer investimento que muitos escritórios como o seu não fazem, e também vai poder fazer projetos mais ousados, onde o risco é todo do escritório, mas em compensação ao risco o lucro também é alto.

Esta dica parecer óbvia para muitos que vão ler este post, mas eu não tive esta ajuda quando comecei, e aqui estou eu passando as dicas de forma simples e rápida para você entender como as coisas funcionam para seus projetos.

Boa sorte meus amigos.

Gostou do post? Comente!